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VLI lidera Arco Norte e impulsiona exportação de grãos com investimentos estratégicos

A VLI tem direcionado recursos significativos para o Corredor Norte, consolidando o sistema portuário do Maranhão.

Foto: Reprodução/ VLI

A VLI, companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais, reforça sua liderança na exportação de grãos no Norte do Brasil.

Com investimentos estratégicos, a empresa tem ampliado e modernizado sua infraestrutura para garantir mais eficiência, segurança e agilidade no escoamento da produção agrícola da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além de estados como Mato Grosso, Goiás e Pará.

Nos últimos anos, a VLI tem direcionado recursos significativos para o Corredor Norte, consolidando o sistema portuário do Maranhão como um dos principais caminhos para a exportação de grãos e movimentação de outros tipos de commodities na região, como ferro gusa, combustíveis e fertilizantes.

Um dos destaques desse avanço foi a inauguração do novo Centro de Controle Operacional (CCO) no Terminal Portuário São Luís (TPSL), que trouxe modernização, automação e mais segurança para as operações portuárias.

“A VLI tem um compromisso sólido com o desenvolvimento da infraestrutura logística do país. O sistema portuário do Maranhão é o destino natural para a produção do Matopiba e de estados como Mato Grosso, Goiás e Pará. Nossos investimentos refletem essa vocação e garantem mais eficiência e competitividade ao agronegócio brasileiro. A modernização do CCO, a aquisição de novos vagões e locomotivas e a criação de novos fluxos de carga são exemplos do nosso compromisso com a excelência operacional e a satisfação dos nossos clientes. Temos um sistema seguro, eficiente e sustentável”, afirma o diretor de Operação do Corredor Norte da VLI, Ederson Almeida.

Infraestrutura robusta

O Corredor Norte da VLI conecta Porto Nacional (TO) ao sistema portuário do Maranhão, utilizando o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul e a Estrada de Ferro Carajás.

O crescimento da produção regional reflete diretamente no desempenho logístico da companhia: entre 2013 e 2023, o volume transportado no corredor aumentou mais de 300%, passando de 3,5 bilhões para 14,4 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil).

Outro investimento estratégico foi a criação de um fluxo de retorno de fertilizantes, que parte do Porto do Itaqui em direção ao Terminal Integrador de Palmeirante (TO). Com aporte de cerca de R$400 milhões e capacidade inicial de 1,5 milhão de toneladas por ano, essa iniciativa fortalece a competitividade dos produtores locais e otimiza a cadeia logística da região.

A VLI também mantém três terminais integradores estrategicamente posicionados em Porto Nacional (TO), Palmeirante (TO) e Porto Franco (MA). Essas unidades realizam o transbordo da carga de caminhões para a ferrovia e oferecem capacidade de armazenagem, garantindo mais eficiência ao escoamento da safra.

Os portos do Arco Norte, acessados por meio da Ferrovia Norte-Sul, são o caminho natural para o escoamento da produção da região, por isso têm crescido cada vez mais em importância para a pauta de exportações brasileiras.

Inovação e sustentabilidade

A VLI tem um compromisso público de reduzir em 15% suas emissões de COz até 2030. Para alcançar essa meta, investe continuamente em eficiência energética.

Um dos destaques é o sistema Leader, implantado nos corredores logísticos de maior movimentação de carga da companhia. Essa tecnologia permite a condução semiautônoma dos trens, gerando uma economia de combustível estimada em 3,5% no Corredor Norte.

A modernização operacional também está presente no novo CCO do TPSL, que conta com sistemas automatizados para controle de estoque, descarga e embarque, além de um circuito fechado de TV que garante mais segurança e precisão nas operações.

Movimentação de carga

Em 2023, a VLI registrou recordes de movimentação no Corredor Norte, atingindo 14,5 bilhões de TKU, superando os 14,1 bilhões de 2022. No Terminal Portuário São Luís, a empresa movimentou 5,6 milhões de toneladas no último ano, consolidando sua importância na logística de exportação do Brasil.

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