UFMA oferece auxílio-moradia para estudantes de baixa renda; saiba como solicitar
O apoio inclui moradia, infraestrutura e alimentação durante o período de graduação do discente.
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2024/04/UFMA1-768x427-1.jpg)
Reprodução
Com o objetivo de garantir a permanência na instituição de estudantes de baixa renda, provenientes de outros municípios, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) oferece duas residências universitárias na Grande Ilha. Esse apoio inclui moradia, infraestrutura e alimentação durante o período de sua graduação.
A UFMA fornece três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) e também oferece insumos alimentícios aos estudantes. De maneira regular, são realizadas manutenções na residência do Estudante, assegurando maior segurança para todos os residentes.
O auxílio-moradia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é regulamentado por editais de fluxo contínuo e direcionado a estudantes de graduação presencial possuem comprovação de situação de vulnerabilidade socioeconômica. O benefício tem prioridade para aqueles que estudaram na rede pública de educação básica ou com renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio vigente.
As vagas são preenchidas de acordo com a disponibilidade nas Unidades Habitacionais, e fornecidas na ordem em que surgirem, respeitando-se também a ordem de classificação do resultado conclusivo.
No entanto é necessário atenção, pois a Universidade segue a Política Nacional de Assistência Estudantil. Segundo o Regimento Geral das Residências Universitárias, é proibida a hospedagem não autorizada, de acordo com a Resolução Nº 226 – Consun, de 6 de Abril de 2015.
O processo de inscrição consiste no preenchimento e adesão ao Cadastro Único, na solicitação do auxílio e na entrega da documentação que comprove a situação de vulnerabilidade declarada no Cadastro Único, via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
De maneira inicial, para acessar o SIGAA, o(a) estudante deverá acessar a aba “Bolsas”, em seguida em “Aderir ao Cadastro Único”, preencher corretamente todo o Cadastro Único e aceitar as condições de participação. Com adesão ao Cadastro Único, ainda na aba “Bolsas”, é preciso clicar em “Solicitação de Bolsa” e escolher o auxílio que deseja, devendo salvar o comprovante de inscrição.
A entrega da documentação comprobatória da situação socioeconômica, declarada no Cadastro Único, deverá ser feita de maneira digital, via SIGAA, na aba “Bolsa”, depois em “Documentos Comprobatórios” para que seja direcionado(a) à página de submissão de documentos.