Três mil estudantes do Maranhão devem participar do projeto Carreta Digital
O lançamento do projeto, na sexta-feira (14), em São Luís, contará com a presença do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-13-at-13.56.36-768x1024.jpeg)
(Foto: Divulgação)
A Carreta Digital é executada pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), uma organização dedicada a promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação educacional no Brasil, em parceria com o Ministério das Comunicações, que visa promover a inclusão digital e a capacitação profissionalizante itinerante de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A carreta é um verdadeiro laboratório tecnológico que leva o conhecimento para onde é mais necessário, de forma gratuita. Os estudantes aprendem na prática técnicas profissionais, como programar um robô e até montar um PC Gamer de última geração. Ao final das aulas, todos recebem um certificado que, no futuro, pode ser o pontapé inicial para uma carreira na área de tecnologia. A meta do projeto é certificar 15 mil alunos, em cinco estados e no Distrito Federal.
No Maranhão, o projeto será lançado na sexta-feira (14), no Centro de Ensino Conego Ribamar Carvalho, na rua Severiano Azevedo, 200, Cohab Anil III, em São Luís, e contará com a presença do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e autoridades do governo do estado.
Cerca de três mil estudantes devem ser certificados até o final do projeto no estado, em dezembro deste ano. A coordenadora regional da Carreta Digital, Cris Campos, explica que os alunos participam de cursos de robótica, programação em Python, desenvolvimento de jogos, montagem e configuração de computadores de alto desempenho- PC Gamer e manutenção de celulares.
“O projeto possibilita a prática de atividades que demonstram a importância das tecnologias no cotidiano das pessoas. Os jovens aprendem a consertar celulares, computadores, desenvolver jogos, fazer programação e a configurar e montar equipamentos. É uma grande oportunidade deles serem iniciados em uma profissão, que pode favorecer a entrada no mercado de trabalho, apoiarem as suas famílias nas novas tecnologias, além de complementarem conceitos de matemática, física e outras habilidades”, afirma Cris.
As aulas do projeto Carreta Digital começaram em setembro de 2024, no Distrito Federal. Alunos dos estados de Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina também já participam do projeto. Ao todo, quase três mil alunos já foram certificados.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: