SMTT é convocada para prestar esclarecimentos sobre crise no transporte público da Capital
Representante da pasta deverá esclarecer sobre a qualidade dos serviços, investimentos em infraestrutura e medidas para melhorar mobilidade urbana da capital maranhense.

(Foto: Reprodução)
A crise no transporte público de São Luís ganhou um novo capítulo com a convocação de um representante da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) para prestar esclarecimentos sobre a situação do setor. A iniciativa partiu do vereador Marquinhos (União Brasil), que apresentou um requerimento na sessão dessa terça-feira (25), na Câmara Municipal da capital, convidando o titular da pasta, Rafael Kriek, para participar de uma sessão especial.
O objetivo da convocação é esclarecer à população sobre a gestão do transporte público, especialmente no que diz respeito à qualidade dos serviços, investimentos em infraestrutura e medidas para melhorar a mobilidade urbana. Apesar da aprovação do convite pelo Plenário, o secretário encontra-se afastado por questões de saúde, levando à necessidade de adiamento da sua participação.
No entanto, o vereador Marquinhos defendeu a manutenção da pauta, ressaltando que a administração é impessoal e que outros responsáveis podem representar a secretaria na ausência do titular. “Diante da ausência do secretário, vamos solicitar a presença de um representante da SMTT para comparecer à sessão e prestar os esclarecimentos necessários à população ludovicense. Sabemos da importância do tema e da necessidade de transparência”, destacou o parlamentar.
O debate sobre o transporte público tem sido recorrente na cidade, agravado recentemente por uma paralisação dos serviços que durou três dias. As críticas se intensificam diante da precariedade dos ônibus, do aumento das tarifas e das dificuldades diárias enfrentadas pelos usuários. “Esse convite à gestão da SMTT busca oferecer maior clareza sobre os investimentos realizados no setor e as estratégias para solucionar problemas históricos do sistema”, afirmou Marquinhos. A expectativa é que a sessão especial na Câmara Municipal permita avanços na discussão sobre a qualidade da frota, ampliação das linhas, cumprimento de horários e políticas de acessibilidade e segurança para os passageiros.
Nova licitação
Durante a sessão especial, o representante da SMTT deverá também esclarecer questionamentos sobre um Projeto de Lei que autoriza a abertura de um novo processo de licitação para a contratação de empresas do Sistema de Transporte Público, incluindo como se dará a substituição das atuais empresas de ônibus.
A Câmara não informou quando ocorrerá a sessão especial nem o horário, mas a expectativa é que ela aconteça somente após o Carnaval. O vereador também garantiu que seguirá acompanhando o tema e defendendo soluções para aprimorar a mobilidade urbana na capital.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: