Setur-MA conclui primeira expedição de turismo no Polo Sertão Maranhense
Durante os encontros, a equipe da Setur-MA apresentou a plataforma do Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA) e destacou as ferramentas do Programa Nacional de Regionalização.

(Foto: Reprodução)
A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) finalizou, na última sexta-feira (14), a primeira Expedição de Turismo no Polo Sertão Maranhense. Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a equipe técnica percorreu os municípios de Buriti Bravo, Pastos Bons, Nova Iorque do Maranhão, São João dos Patos, Colinas e Presidente Dutra para discutir a institucionalização da região turística, além da legalização e profissionalização dos empreendimentos por meio do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
Nos municípios de Buriti Bravo e Pastos Bons, foram promovidos seminários com gestores municipais, empresários do setor e representantes da sociedade civil. O objetivo foi debater a importância da institucionalização e integração do Polo Sertão Maranhense, além de estratégias para o desenvolvimento do turismo nos municípios participantes.
Durante os encontros, a equipe da Setur-MA apresentou a plataforma do Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA) e destacou as ferramentas do Programa Nacional de Regionalização. Também foram discutidos os procedimentos administrativos para a formalização da Instância de Governança Regional (IGR) do Polo Sertão Maranhense, com a escolha dos membros da Comissão Provisória que organizará a eleição do primeiro presidente da IGR.
Os seminários proporcionaram aos gestores municipais a oportunidade de apresentar um panorama das potencialidades turísticas e do planejamento para o setor em suas cidades. Além disso, a equipe técnica da Setur-MA realizou visitas técnicas a atrativos e empreendimentos turísticos para avaliar o potencial da região na criação de roteiros integrados.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destacou a importância do processo de institucionalização do Polo Sertão Maranhense como um passo fundamental para fortalecer a cadeia produtiva do turismo na região.
“Estamos promovendo ações e dando total atenção, inicialmente, ao processo de institucionalização do Polo. Depois dessa etapa, trabalharemos em conjunto com os municípios para melhorar a oferta de serviços turísticos. Essa região tem um potencial incrível, e o mapeamento contribuirá para impulsionar o setor”, afirmou.
A prefeita de Buriti Bravo, Luciana Leocádio, elogiou a iniciativa da Setur-MA e ressaltou o compromisso dos gestores municipais na consolidação do Polo Sertão Maranhense.
“A criação e institucionalização são fundamentais para o desenvolvimento das atividades turísticas na região. Temos uma localização estratégica e, por isso, nosso foco é atuar de forma integrada com a Setur-MA para fortalecer o turismo e melhorar os serviços oferecidos nos municípios do Polo”, declarou a prefeita.
A superintendente de Regionalização da Setur-MA, Aline Souza, reforçou a importância do trabalho conjunto e do cumprimento das etapas do processo de institucionalização.
“Iniciamos uma fase essencial, debatendo a formalização do Polo Sertão Maranhense e apresentando o Programa Nacional de Regionalização. Tivemos um diálogo produtivo com gestores e representantes da sociedade para efetivar essa institucionalização”, concluiu.
Fonte: Governo do Maranhão