Servidores do Fórum de São Luís passam por treinamento para brigada de emergência
Treinamento visa capacitar servidores para agir em situações de emergência, com simulação de evacuação prevista para o dia 21 de fevereiro.
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2025/02/treinamento_servidores_brigadistas_9josy_lord_1_10_02_2025_15_23_36-1024x608.jpg)
(Foto/divulgação: Josy Lord)
Servidores e servidoras do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) estão passando por treinamento para a formação da Brigada de Emergência do órgão. O curso começou nesta segunda-feira (10) e segue até sexta-feira (21), com uma simulação de evacuação programada para às 8h do dia 21. O treinamento envolve oito turmas, com 25 participantes em cada, incluindo membros dos setores administrativos, unidades judiciárias e militares.
A criação da Brigada de Emergência é uma iniciativa da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar do Tribunal de Justiça do Maranhão (DSIGM/TJMA). O treinamento é realizado pela DSIGM em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar do Maranhão.
Durante a manhã, o tenente Anderson Sarges, do Batalhão de Bombeiros de Emergências Médicas, ministrou uma palestra sobre os procedimentos em situações de urgência e emergência. Especialista em atendimento pré-hospitalar, o tenente ensinou os brigadistas sobre como agir em casos de parada cardiorespiratória, engasgos, choques elétricos, afogamentos, traumas, entre outras situações de risco.
A major Jhéssyka Fernandes Felício, supervisora de Segurança Contra Incêndio da DSIGM, explicou que o Plano de Logística Sustentável do TJMA prevê a formação de brigada de emergência composta por servidores do próprio Fórum de São Luís. Ela destacou que, por ser a maior edificação do Tribunal e comportar até 3.330 pessoas, o Fórum é considerado uma construção de alta complexidade, o que torna essencial a criação de uma brigada de emergência.
Victor Hugo Serra, da Divisão de Serviço Social de Psicologia do Fórum de São Luís, é um dos servidores que participa do treinamento. Ele ressaltou a importância do conhecimento em primeiros socorros, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal. Victor compartilhou uma experiência pessoal, quando precisou socorrer um familiar que sofreu uma parada cardíaca. “Eu não sabia o que fazer, mas felizmente um amigo estava presente e soube prestar os primeiros socorros até a chegada da ambulância”, contou.
Além dos servidores administrativos, a brigada contará também com colaboradores das unidades judiciárias. O treinamento incluirá ainda aulas de combate a incêndios e evacuação, com o apoio dos militares da Supervisão de Prevenção e da 1ª Companhia Especializada em Combate a Incêndios em Edificações Verticais. No último sábado (08), 25 militares que atuam no Fórum passaram por um treinamento específico.
Todos os integrantes da Brigada de Emergência deverão participar da simulação de evacuação do Fórum de São Luís, marcada para sexta-feira (21). O curso está sendo realizado no Salão Orvile (1º andar), com carga horária de 12 horas para cada turma.