folia

Saúde, diversão e segurança; confira as orientações para curtir o carnaval da melhor forma

O período de folia reserva muitos detalhes que devem ser observados e tratados de maneira atenta, visando evitar situações desagradáveis durante a festa.

Reprodução

Aqueles que irão curtir a folia do carnaval nos trios elétricos, blocos de rua e desfiles de escolas de samba precisam estar atentos a diversos cuidados, visando garantir a diversão e a segurança até a Quarta-Feira de Cinzas (5). Como exemplo de ações objetivas para o cuidado dos foliões, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), pede atenção redobrada na hora de usar lentes coloridas, colas para cílios, maquiagem com glitter, tinturas faciais e pomadas para modelar, trançar ou fixar cabelos, para que possam ser evitadas traumas e infecções oculares.

Wilma Lelis, presidente do CBO, destaca que as pomadas fixadoras de cabelo estão na liderança da lista de produtos que necessitam de atenção e cuidado quando o assunto é saúde ocular durante o carnaval. Além de toda a dor causada pelo produto, pacientes que apresentaram problemas ao usar pomadas modeladoras relataram irritação e inchaço nos olhos e, em casos mais graves, até cegueira temporária.

Infelizmente, pomadas com substâncias proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) continuam chegando ao mercado e fazendo vítimas, colocando em risco a saúde ocular de inúmeras pessoas, o que é preocupante”, disse.

A entidade aconselha cuidados especiais com produtos que possam causar queimadura química na córnea, como cola de cílios, tintas, sprays de espuma. Caso haja exposição a substâncias corrosivas ou abrasivas, a orientação é lavar os olhos, preferencialmente, com soro fisiológico em abundância. Em casos de emergência, a água corrente também pode ser utilizada ao redor do olho. Após estes cuidados, deve-se procurar um serviço de oftalmologia para uma avaliação especializada.

Leia também:

Cuidados com os pequeninos

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) aconselha os pais e cuidadores a optarem por blocos ou festas que sejam adequados para a faixa etária da criança ou do adolescente.

Clóvis Francisco Constantino, presidente da SBP, acredita ser fundamental que os pais conversem com seus filhos antes de saírem para as festividades.

“O diálogo é muito importante para que as crianças e adolescentes entendam que existem riscos aos quais, muitas vezes, eles não têm noção. Esse momento também mostra que os pais confiam em seus filhos. Porém, deve-se falar sobre não consumir álcool e outras drogas, além de reforçar a orientação de nunca aceitar doces, balas ou bebidas de pessoas desconhecidas, por mais bem intencionadas que elas pareçam”, destaca Constantino.

A SBP orienta ficar pelo menos a 15 metros de distância de caixas de som, pois o volume elevado pode prejudicar a audição dos pequenos. Para os que possuem maior sensibilidade auditiva, a indicação é utilizar protetores auriculares.

Estradas rumo folia

Antes de entrar no trânsito da cidade ou das estradas, a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) destaca a importância da utilização constante do cinto de segurança, de cadeirinhas apropriadas e também a acomodação correta de bagagens e de animais de estimação. Em incidentes como colisões, os objetos soltos dentro do veículo podem ser arremessados sobre os ocupantes, causando sérios ferimentos. Motociclistas devem usar sempre capacetes.

A Abramet também reforça a necessidade da atenção para a importância do bem-estar do condutor do veículo.

“O motorista deve ficar atento a possíveis efeitos colaterais de alguns medicamentos que porventura for utilizar, e não fazer uso de bebidas alcoólicas nem de drogas. Além disso, antes da viagem, quem vai dirigir deve ter uma boa noite de sono e, em trajetos longos, programar pausas para descansar”, conta o presidente da Abramet, Antonio Meira Júnior.

Leia também:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias