segurança reforçada

Primeiro fim de semana de pré-carnaval contou com mais de 600 PMs, além de bombeiros e policiais civis

O objetivo do reforço é prevenir crimes que podem acontecer em contextos de grande concentração de pessoas, como furto ou roubo de telefones celulares.

Foto: Divulgação

A segurança foi reforçada no primeiro fim de semana do pré-carnaval realizado pelo Governo do Maranhão, em São Luís. Aproximadamente 700 policiais militares, juntamente com policiais civis e bombeiros, foram distribuídos nos circuitos Vem pro Centro, que inclui atrações no Centro Histórico e Madre Deus, e Vem Pro Mar, na extensão da Avenida Litorânea, assegurando a ordem e a tranquilidade durante as festas.

O objetivo do reforço é prevenir crimes que podem acontecer em contextos de grande concentração de pessoas, como furto ou roubo de telefones celulares, que podem, inclusive, ser evitados através de medidas preventivas individuais de segurança.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, destacou que o reforço na segurança é fundamental para garantir um pré-carnaval tranquilo e seguro para a população.

“Estamos trabalhando com um planejamento estratégico para garantir que a folia ocorra com segurança para todos. O governador Carlos Brandão tem acompanhado de perto as ações da segurança e reafirma o compromisso em oferecer prévias de carnaval organizadas, com forte aparato de policiamento, com o apoio ainda de câmeras de videomonitoramento, para prevenir crimes e proporcionar um ambiente seguro para maranhenses e turistas”, afirmou.

No Centro Histórico de São Luís, o cortejo que abriu a festa e percorreu várias ruas da região contou com o acompanhamento de policiais dos batalhões especiais. Outros palcos montados na região e em que a festa adentrou a madrugada também foram monitorados constantemente para prevenir e reprimir qualquer ação criminosa, com policiais a pé, em viatura (motos e carros) e a cavalo.

A passagem dos trios pela Avenida Litorânea contou com um esquema especial de segurança, com cerca de 300 policiais. Além do patrulhamento a pé e motorizado, foram instaladas 10 torres de observação em pontos estratégicos para reforçar o monitoramento. Também foi disponibilizada uma unidade móvel da Polícia Civil no local para registro de ocorrências, caso necessário.

Foto: Divulgação

Medidas de segurança individuais

A atuação integrada das forças de segurança é determinante para a tranquilidade do pré-carnaval. No entanto, a colaboração dos foliões também desempenha um papel na prevenção de incidentes. Para garantir que todos possam aproveitar a festa com segurança, é necessário que cada um adote medidas simples, mas eficazes.

Além do monitoramento dos policiais, é fundamental que os participantes tomem atitudes preventivas para evitar contratempos. As recomendações a seguir são importantes para proteger seus bens e garantir a diversão de todos durante a folia.

Veja algumas dicas:

– Evite a exposição do celular em locais de grande movimento;

– Fique atento e sempre próximo ao seu grupo de folia;

– Não deixe carteira, dinheiro ou celular nos bolsos ou locais que possam chamar a atenção de criminosos;

– Não saia com cordões, pulseiras, joias, relógios ou qualquer objeto de valor;

– Evite andar com cartões de crédito de limite alto e desabilite o pagamento por aproximação;

– Não aceite convites de estranhos para sair da folia.

* Fonte: Governo do Maranhão

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias