Pix apresenta instabilidade para milhares de brasileiros na tarde desta sexta-feira (7)
O pico de reclamações registrou 1.519 queixas apenas em 1 minuto. De acordo com o Banco Central (BC), o problema está sendo normalizado ao longo do dia.
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2025/02/pix-boleto-agencia-brasil-1024x613.jpg)
(Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)
Na tarde desta sexta-feira (7), uma falha na rede do Sistema Financeiro Nacional causou instabilidades no Pix. Os servidores do sistema de transferências instantâneas ficaram fora do ar em algumas instituições financeiras e para alguns clientes. De acordo com o Banco Central (BC), o problema está sendo normalizado ao longo do dia.
Por meio de nota, o BC, responsável por administrar o Pix, comunicou que a falha não comprometeu os sistemas do órgão, no entanto prejudicou a rede do Sistema Financeiro Nacional, que conecta as instituições financeiras ao Banco Central.
“Os sistemas do BC funcionam normalmente. Alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso aos sistemas do BC por conta de problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. Os planos de contingência de rede foram acionados. A situação já está retornando à normalidade”, comunicou o BC em nota.
Contestações
De acordo com a plataforma Down Detector, que realiza o monitoramento simultâneo de reclamações sobre empresas, as contestações a respeito das instabilidades no Pix iniciaram pouco depois das 12h30.
O pico foi aconteceu às 13h17, com 1.519 queixas registradas apenas naquele minuto. Em seguida, o volume de reclamações caiu e estava em 172 às 14h17. Em situações mais comuns, o Down Detector costuma registrar apenas uma reclamação por minuto em relação ao Pix.
Ainda segundo o Down Detector, os usuários das seguintes instituições tiveram problemas com o Pix: Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nubank, Bradesco, Inter, C6 Bank, Santander e Sicoob, entre outros.