Operação Maat desarticula esquemas de fraudes financeiras e desvios de verbas públicas no Maranhão
A ação teve como objetivo cumprir mandados de busca, apreensão e prisão contra indivíduos investigados por envolvimento em esquemas de empréstimos fraudulentos e desvios de verbas públicas.

(Foto: Reprodução)
Na manhã desta terça-feira (18), o Ministério Público do Maranhão (MP-MA), por meio da Promotoria de Justiça de Cantanhede, com o apoio da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) e do Centro Tático Aéreo (CTA), deflagrou a “Operação Maat”. A ação teve como objetivo cumprir mandados de busca, apreensão e prisão contra indivíduos investigados por envolvimento em esquemas de empréstimos fraudulentos e desvios de verbas públicas nas cidades de São Mateus do Maranhão e Cantanhede.
Como resultado da operação, três pessoas foram presas: duas em Cantanhede e uma em São Luís. Em São Mateus, o grupo criminoso oferecia empréstimos a aposentados e beneficiários de programas sociais do governo federal, cobrando taxas de juros entre 30% e 40%. Os investigados retinham os cartões de benefício das vítimas até a quitação total da dívida. Durante as buscas domiciliares, foram apreendidos mais de R$ 130 mil em dinheiro, aparelhos celulares, veículos, notebooks, comprovantes de transferências, cartões em nome de terceiros, cheques e uma máquina de cartão de crédito.
Em outra fase da operação, foram cumpridos mandados judiciais relacionados a desvios de recursos na Câmara Municipal de Cantanhede. Empresas eram contratadas sem licitação para serviços que não eram executados, justificando pagamentos diretos. Um dos investigados, ex-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, teve um notebook e vários extratos bancários apreendidos.
A operação contou com o apoio de policiais civis da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC).
Fonte: ASCOM PC/MA