espaço

Novo diretor do Ceprama assume gestão com foco na valorização do artesanato, cultura e turismo

Boscotô assume o cargo com o compromisso de resgatar o protagonismo do Ceprama como espaço de referência para o artesanato, a cultura e o turismo no estado.

Diretor do Ceprama Boscotô e coordenadores de projetos especiais Jorge Beckmam e Alexsandro Costa.(Foto: Divulgação)

O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), inicia uma nova fase sob a direção de Silvério Costa Júnior, conhecido como Boscotô. Músico, compositor, intérprete e produtor cultural, ele assume o cargo com o compromisso de resgatar o protagonismo do Ceprama como espaço de referência para o artesanato, a cultura e o turismo no estado.

Com experiência na gestão pública, Silvério atuou em diversos órgãos, como a Secretaria de Estado do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Casa Civil do Estado, Secretaria Extraordinária de Juventude e Secretaria de Esporte e Lazer. Formado em Administração, possui especializações em Gestão Pública, Gestão de Pessoas e Docência do Ensino Superior, além de formação em Música e Gestão de Recursos Humanos.

Entre as principais diretrizes da nova gestão estão a revitalização do espaço, a ampliação das vendas dos artesãos e a reaproximação do público maranhense e dos turistas. Para isso, algumas medidas já estão sendo planejadas, como a reabertura do restaurante do Ceprama, resgatando um dos atrativos do espaço e valorizando a gastronomia local. Outra iniciativa será o retorno das feiras de artesanato nos finais de semana, ampliando a visibilidade dos produtos e movimentando o local.

A nova gestão também busca fortalecer a integração com o trade turístico, conectando o Ceprama a agências, guias e operadores para atrair mais visitantes. Estão previstas melhorias estruturais dentro do espaço, resgatando o conceito do Ceprama como uma casa de cultura. Além disso, serão implementadas estratégias para ampliar a divulgação e o alcance do artesanato maranhense, impulsionando a comercialização dos produtos.

“Nosso objetivo é devolver ao Ceprama seu papel central como vitrine do artesanato maranhense, um ponto de encontro entre cultura e turismo. Vamos trabalhar para fortalecer o espaço, atrair o público e gerar mais oportunidades para os artesãos”, destacou Silvério Costa Júnior.

O ex-diretor do Ceprama, Jorge Beckman e o administrador Alexsandro Costa passam a atuar na Coordenação de Projetos Especiais, dando continuidade ao trabalho de fortalecimento do espaço. “O Ceprama tem uma importância enorme para a cultura e economia criativa do Maranhão. Seguiremos juntos para garantir que ele continue crescendo e ganhando cada vez mais visibilidade”, afirmou Beckman.

“Com essa nova fase, a expectativa é que o Ceprama se torne ainda mais dinâmico e atrativo, estimulando a economia criativa e reafirmando sua posição como um dos principais pontos de valorização do artesanato no estado. Essa missão me foi dada pelo governador Carlos Brandão, e com a união do Ceprama e da Setur-MA, com o apoio da Secretária Socorro Araújo, estou comprometido em cumprir esse desafio com dedicação e empenho”, completou Boscotô.

Ceprama

Criado na década de 1980 pelo governo do Maranhão, o Ceprama tem suas origens em um antigo galpão da Companhia de Fiação e Tecelagem de Cânhamo, uma indústria têxtil que operou no local no século XX. Após a desativação da fábrica, o prédio foi revitalizado e transformado em um centro de referência para a preservação e promoção do artesanato maranhense. 

O espaço abriga artesãos de diversas regiões do estado, que expõem e comercializam peças feitas a partir de materiais tradicionais como palha, fibra de buriti, cerâmica e azulejaria. Além de ponto de venda, o Ceprama se consolidou como um polo de valorização da cultura e da economia criativa, atraindo turistas e incentivando a produção artesanal como patrimônio cultural do Maranhão. O local também abriga a Coordenação Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), sendo o espaço onde os artesãos podem obter a Carteira Nacional do Artesão, que garante benefícios e os cadastra no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).

* Texto: Geíza Batistta – Assessora de Comunicação do Ceprama

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias