Nascimento de estrela é registrado por foto; veja a imagem do momento
A imagem foi capturada pelo Telescópio espacial Jamess Webb, um dos dispositivos com maior tecnologia que existe no planeta.
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2025/02/galeria-estrelas28743.jpg)
Reprodução
Astrônomos identificaram uma estrela em formação, conseguindo captar o momento com uma imagem. Localizada na constelação de Touro, a cerca de 450 anos-luz do planeta Terra, a protoestrela HH30 foi visualizada com detalhes pelo telescópio espacial James Webb (JWST).
A HH30 é um corpo celeste de Herbig-Haro, uma nebulosa brilhante que aparece em áreas onde novas estrelas encontram-se em formação. Tais estruturas são formadas quando jatos de gás ionizado, expelidos por estrelas recém-nascidas, colidem com a matéria presente ao redor. Desta forma, formulam-se ondas de choque que fazem com que o gás brilhe em comprimentos de onda visíveis a instrumentos infravermelhos.
O telescópio James Webb é resultado de uma ação internacional realizada de forma conjunta entre a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA). Além da participação do dispositivo, as observações também foram realizadas com dados do telescópio espacial Hubble (HST) e do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA).
Surgimento da estrela
A nova captura feita pelo JWST, evidencia o disco protoplanetário da HH30 visualizado de maneira lateral, com um fluxo de gás e poeira que lembra o formato de cone e um jato estreito sendo atirado ao espaço. Tal formação com aparência de disco, é fundamental para a formação das estrelas, possibilitando o material necessário para seu desenvolvimento.
A pesquisa destaca que os pequenos grãos de poeira presentes no disco se articulam de forma diferente, com partículas menores mais bem distribuídas e partículas maiores concentradas em uma região menor. Segundo os especialistas do estudo, o fenômeno possivelmente pode está relacionado à formação de planetas, um dos principais mistérios da astronomia ainda não desvendados.
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2025/02/Captura-de-tela-2025-02-10-171623.png)
Outro ponto importante do estudo foi a visualização de um jato estreito em alta velocidade saindo da faixa central do disco, cercado por um fluxo de gás mais amplo. As novas captações cooperam com os especialistas para entenderem melhor não apenas como estrelas e planetas surgem, mas também a origem inicial do Sistema Solar.
Telescópio James Webb
Lançado há pouco cerca de 4 anos atrás, em 2021, o Telescópio Espacial James Webb é um dos observatórios com maior tecnologia que existe no planeta. Com um espelho de 6,5 metros revestido de ouro e ferramentas de observação com infravermelho, o dispositivo tem cooperado com revelações recentes de inúmeros segredos do universo, trazendo imagens inéditas de galáxias, estrelas e exoplanetas.
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2025/02/james-webb-1-scaled-1-1024x574.jpg)