Morre o cineasta Cacá Diegues, aos 84 anos
Imortal da Academia Brasileira de Letras desde 2013, Cacá Diegues ocupava a cadeira número 7.
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2025/02/1_cbpfot301120191201-23738829.jpg)
Cacá Diegues é considerado um dos maiores nomes do cinema brasileiro de todos os tempos - (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
O cineasta Cacá Diegues faleceu na madrugada desta sexta-feira (14), aos 84 anos. A informação foi confirmada pela Academia Brasileira de Letras (ABL) nas redes sociais. Segundo o portal G1, a morte ocorreu devido a complicações de uma cirurgia. Ele deixa quatro filhos e três netos.
Reconhecido como um dos grandes nomes do cinema nacional, Diegues foi um dos principais expoentes do Cinema Novo, movimento cinematográfico que revolucionou a produção audiovisual brasileira a partir dos anos 1960. Desde 2013, ocupava a cadeira número 7 da ABL.
Legado no cinema
Ao lado de cineastas como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Joaquim Pedro de Andrade, Cacá Diegues ajudou a construir uma nova identidade para o cinema brasileiro. Dirigiu títulos icônicos, como Xica da Silva (1976), filme que marcou o período de popularização do cinema nacional, e Bye Bye Brasil (1980), reconhecido internacionalmente.
Além de sua carreira como diretor, teve uma atuação significativa na gestão e preservação do audiovisual. Foi conselheiro da Cinemateca Brasileira, curador de mostras de cinema e membro de diversas instituições culturais. Também recebeu homenagens como a Ordem do Mérito Cultural (Brasil), a Medalha Pedro Ernesto (RJ) e o título de Officier de l’Ordre des Arts et des Lettres, concedido pelo governo da França.
*Fonte: Correio Braziliense