iniciativas

Maranhão terá 23 projetos culturais apoiados pela Vale em 2025

Foram selecionados 23 projetos culturais no estado, volume superior aos 19 selecionados no ano anterior.

As sessões de cinema em praça pública também estão previstas. Na foto, exibição do projeto Cultura na Praça, em São Pedro da Água Branca. (Foto: Ivan Abreu)

Com o objetivo de fomentar e valorizar a cultura, o Instituto Cultural Vale divulgou a seleção de iniciativas com investimento de patrocínio para 2025 no Maranhão. Foram selecionados 23 projetos culturais no estado, volume superior aos 19 selecionados no ano anterior. As iniciativas serão apoiadas via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet e incluem projetos como o inédito Museu do Azulejo, Cultura na Praça, projetos de valorização da cultura popular quilombola, entre outras iniciativas.

O patrocínio à implantação do Museu do Azulejo inclui as fases de pesquisa, curadoria, museologia e museografia; e ainda o desenvolvimento de programa de educação patrimonial em um novo espaço cultural em São Luís, na região da Praça João Lisboa. Foi aprovada ainda mais uma edição do projeto Cultura na Praça, com oficinas de cinema, exibições de filmes e apresentações de grupos artísticos locais, com foco na formação e aprendizado para comunidades com menos ofertas na área cultural.

O projeto será realizado em São Luís e cidades ao longo da ferrovia. E por fim, foram aprovados ainda diversas iniciativas de valorização da cultura popular negra quilombola, como “Arte Nossa Festival” e o “1º Festival de Música Quilombola”.

Projeto “Cultura na Praça” promove oficina de cinema nas comunidades e voltará a ser realizado. Registro da edição anterior em Alto Alegre do Pindaré. (Foto: Ivan Abreu)

Com abrangência nas áreas de dança, patrimônio, música, festividades e formação cultural, os projetos também incluem iniciativas que valorizam a diversidade e a inclusão, em temas como cultura afro, cultura amazônica, arte nas periferias, arte indígena, mulheres, LGBTQIA+ e antirracismo.

“Com nossa atuação, buscamos democratizar o acesso à arte, incentivar o fortalecimento da economia criativa e apoiar a diversidade de manifestações artísticas do Maranhão e de outros estados, entendendo a cultura como ferramenta para transformação social”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale. O Instituto Cultural Vale é, hoje, o maior investidor privado em cultura no país. Os projetos apoiados vão daqueles que todos conhecem àqueles que todos precisam conhecer, de acordo com o propósito do ICV de ser um dos principais parceiros da cultura no Brasil.

Em 2025, ao todo, foram selecionados 208 projetos no Brasil, que chegarão a 23 unidades da federação (22 estados e Distrito Federal), com investimento total de R$ 198,1 milhões. Entre 2020 e 2024, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 833 projetos culturais em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, com recursos incentivados e próprios. Destes, 218 projetos foram selecionados por meio de quatro chamadas culturais públicas, de 2020 a 2023.

Chamada Instituto Cultural Vale 2024: regiões Norte e Nordeste aumentam participação



Este é o quinto edital nacional lançado pelo Instituto, em parceria com o Ministério da Cultura. O edital recebeu inscrições de projetos nas áreas de patrimônio imaterial, música, dança, festividades e circulação. A seleção foi feita por especialistas externos, que são referência nas áreas do edital, e de comissões internas da Vale e do Instituto Cultural Vale.

Um dos destaques deste ano foi o aumento do número de proponentes nas regiões Norte e Nordeste, em relação ao edital de 2023. Este ano, os projetos inscritos no edital na região Norte representam 27% do total e na região Nordeste, 41%. No ano anterior representavam 15% e 29%, respectivamente. No edital, assim como na seleção direta de projetos, os temas de diversidade e inclusão também estão em evidência.

Realizados com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (artigo 18), os aportes dos patrocínios selecionados na Chamada Instituto Cultural Vale 2024 já foram efetuados. A lista completa de projetos selecionados e o regulamento do edital estão disponíveis no site institutoculturalvale.org.

Outras iniciativas culturais do Maranhão também estão contempladas nos editais do Centro Cultural Vale Maranhão e Rouanet nas Favelas



 A Chamada Instituto Cultural Vale faz parte do conjunto de editais lançados pelo Instituto Cultural Vale para o fomento à cultura. Desde 2017, dos quatro museus e centros culturais que integram o Instituto, um fica no Maranhão: o Centro Cultural Vale Maranhão. Os demais são a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA), Memorial Minas Gerais Vale (MG) e Museu Vale (ES). Ao todo, já foram realizados mais de 30 editais regionais, com foco no fortalecimento da economia criativa, desenvolvimento local e fomento à arte e cultura dos territórios onde estão presentes.

Para colaborar com a descentralização de recursos de incentivo a projetos culturais, o Ministério da Cultura (MinC) lançou o Programa Rouanet nas Favelas em parceria com o Instituto Cultural Vale e a Central Única das Favelas (CUFA). A iniciativa aportou R$ 4,8 milhões via Lei Rouanet para projetos culturais que serão realizados este ano em comunidades periféricas no Maranhão e nos estados do Pará, Ceará, Bahia e Goiás.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias