”Imperatriz se prepara para um Carnaval seguro e familiar”, afirma Clayton Noleto
O circuito carnavalesco em Imperatriz contará com a tradicional jardineira tocando marchinhas, saindo da Praça Mané Garrincha e seguindo até a Praça da Cultura, onde um palco será montado para as atrações musicais.

Reprodução
O Secretário de Governo de Imperatriz, Clayton Noleto, concedeu entrevista a Rádio Nativa, no programa do jornalista Arimatéia Júnior, para esclarecer detalhes sobre os preparativos para o Carnaval na cidade.
Segundo ele, a gestão do prefeito Rildo Amaral tem trabalhado para garantir um evento organizado, seguro e que impulsione a economia local.
“O imperatrizense pode esperar o Carnaval das Famílias. É uma festa tradicional que valoriza nossa cultura. O prefeito Rildo Amaral (PP) e toda a equipe estão muito empenhados em organizar um carnaval ordeiro, que também vai gerar emprego e renda. Ao todo, 200 ambulantes trabalharão durante a festa, garantindo sua renda e movimentando a economia”, destacou Noleto.
O circuito carnavalesco em Imperatriz contará com a tradicional jardineira tocando marchinhas, saindo da Praça Mané Garrincha e seguindo até a Praça da Cultura, onde um palco será montado para as atrações musicais.
O evento tem o apoio do Governo do Maranhão e do ministro dos Esportes, André Fufuca. “O carnaval está sendo realizado sem recursos do tesouro municipal, devido a situação de emergência financeira que a cidade enfrenta. No entanto, estamos garantindo uma festa bem estruturada, com responsabilidade financeira“, explicou o secretário.
A Prefeitura também organizou diversas reuniões com ambulantes e secretarias municipais para garantir a segurança alimentar e a organização do evento. “Os ambulantes passaram por treinamentos e a Vigilância Sanitária também está atuando para que tudo ocorra dentro dos padrões”, afirmou Noleto.
Valorizando a cultura local
Um dos diferenciais do Carnaval deste ano será a valorização dos artistas da região. “Todas as atrações serão de Imperatriz ou de cidades vizinhas. Queremos que a festa tenha a identidade local, promovendo os talentos daqui”, afirmou o secretário.
Além dos shows, o evento contará com concursos de marchinhas, blocos e fantasias, garantindo mais interatividade para os foliões. A programação terá início às 15h30 na Praça Mané Garrincha. “O evento ainda terá um foco especial na família, com o espaço kids na Praça Mané Garrincha.”, finalizou Noleto.
Segurança e Alegria
O Presidente da Fundação Cultural Ditola Castro confirmou que este ano haverá revista rigorosa em todos os acessos para evitar brigas e proibir a entrada de garrafas de vidro, preservando a tranquilidade dos foliões e facilitando o trabalho das equipes de limpeza.
Além disso, pela primeira vez, todo o circuito contará com videomonitoramento, incluindo drones e câmeras fixas para garantir a segurança durante os quatro dias de folia.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública, mobilizará mais de 500 agentes de segurança, entre Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), SUTRAN, Defesa Civil, Polícia Militar e seguranças privados. O patrulhamento será reforçado dentro e fora do circuito.
A Defesa Civil realizará inspeções diárias para evitar riscos, verificando barracas, instalações elétricas e áreas de acesso.
Segundo o Superintendente de Trânsito, Eliude Sales, algumas ruas do circuito serão interditadas das 12h às 2h da manhã. Moradores terão acesso garantido por meio de adesivos identificadores, já sendo distribuídos pela SUTRAN.