saúde pública

Governo federal anuncia criação de vacina contra dengue 100% nacional

O Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Biologic irão operar em conjunto durante a produção de 60 milhões de doses por ano, a partir de 2026.

Reprodução

Nesta terça-feira (25), o governo federal anunciou uma parceria que possui o objetivo de iniciar a fabricação de uma vacina 100% nacional contra a dengue. O Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Biologic irão operar em conjunto durante a produção de 60 milhões de doses por ano, a partir de 2026. A cerimônia de assinatura foi realizada no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, entre outros componentes da equipe ministerial.

O anúncio desta aliança por imunizadores acontece em meio a especulações sobre a saída de Nísia da pasta. A troca da ministra por Alexandre Padilha (atual titular da Secretaria de Relações Institucionais) é quase que garantida no entorno de Lula.

De acordo com o governo, a parceria para a vacina se dá por meio do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local, do Ministério da Saúde, que já está em estágio final de desenvolvimento tecnológico. Com estas inovações, será proporcionada a ampliação da “capacidade produtiva e de oferta de uma vacina 100% nacional contra a dengue” para que “cresça em 50 vezes”.

Tal tratado faz parte da estratégia do governo de elevar a autonomia nacional na produção de insumos, o Complexo Econômico Industrial da Saúde. O financiamento destas ações possuem o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), somando R$ 1,26 bilhão. Além disso, também estão previstos R$ 68 milhões de investimento em pesquisas de ampliação da faixa etária e avaliar a coadministração com a vacina contra chikungunya.

Durante a conferência, também foram anunciadas outras três parcerias público-privadas: a primeira planta produtiva de IFA de insulina da América Latina, o desenvolvimento de uma vacina nacional contra gripe aviária e a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratorio (VSR).

Leia também:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias