Governo do MA e Prefeitura de Paço do Lumiar doam 255 mil sementes para o Polo Vassoural
A iniciativa faz parte do projeto Floresta Viva e tem como objetivo fortalecer a produção agrícola no município.
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2025/02/b7c3d4f2-94b4-417b-894c-bd0b2a38c6e4-1024x1010.jpg)
(Foto: Reprodução)
Na última terça-feira (11), a agricultura familiar de Paço do Lumiar recebeu um grande impulso com a doação de 300 kg de mudas do açaí Pai D’Égua, fruto de uma parceria entre a Prefeitura do município e o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA). A iniciativa faz parte do projeto Floresta Viva e tem como objetivo fortalecer a produção agrícola no município.
Os pacotes entregues totalizam 255 mil sementes, que, em cerca de três anos, já estarão aptas para a primeira colheita. A estimativa é que, ao longo de dez anos, possam gerar até 12 mil toneladas de açaí. As mudas distribuídas são certificadas pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), possuem alto poder de germinação e garantem uma produtividade elevada, agregando valor à produção agrícola local.
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2025/02/c93703e2-22cf-4223-a01a-b2128cb46057-768x1024.jpg)
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2025/02/f4ab85df-d13b-4d5d-b2be-139bee2a373a-768x1024.jpg)
Mariana Brandão tem sido uma grande parceira na busca por investimentos, contribuindo para o fortalecimento da gestão do prefeito Fred Campos. As tratativas para a parceria vinham sendo articuladas há semanas, com reuniões entre a gestão municipal e a SEMA. Durante ocasiões anteriores, Mariana e a secretária municipal de Agricultura e Pesca, Carla Garcês, chegaram a apresentar parte da produção local ao secretário estadual de Meio Ambiente, Pedro Chagas, e à secretária adjunta da SEMA, Oquerlina Costa, destacando todo potencial do trabalho desenvolvido na cidade. Desde então, a vice-prefeita tem liderado as negociações para garantir novas ações no município.
“Dentro de Paço do Lumiar, todos os polos agrícolas vão ser contemplados. Iremos iniciar com o Vassoural e vamos avançar cada vez mais. O governador Carlos Brandão está apoiando a agricultura familiar da cidade e fazendo uma gestão verdadeiramente municipalista. Aqui as mulheres plantam, fazem artesanato e aproveitam tudo que é oferecido, essa é uma forma de reconhecer esse potencial, e eu sei que essas mudas serão bem aproveitadas”, afirmou a vice-prefeita.
Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Pedro Chagas, a ação reflete um esforço do governo para incentivar a produção de forma sustentável e gerar renda para as famílias do estado.
“Esse programa incentiva os municípios e foi pensado pelo nosso governador Carlos Brandão para gerar renda ao mesmo tempo em que se pensa na proteção do meio ambiente. Uma forma de capacitar e gerar novos empregos. É apenas o primeiro passo da nossa parceria junto à prefeitura. Para mim, é um prazer imenso colaborar e acompanhar a construção de novas áreas verdes e saber que temos produtos de qualidade sendo cultivados em nosso solo.”, destacou.
Inicialmente, a ação beneficiou 19 famílias do Polo Vassoural, uma das principais comunidades agrícolas de Paço do Lumiar e que destaca-se por grandes grupos de lideranças femininas.
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2025/02/799ae2c1-a5d3-471b-9eb8-7309e3ccef11-1024x959.jpg)
Paço do Lumiar já contempla uma vasta produção que inclui cacau, café, milho, legumes e hortaliças, plantas ornamentais, mel e muitos outros itens, caminhando, agora, para o cultivo de açaí em larga escala.
Ildenê Pereira, moradora do Vassoural há 70 anos, conhecida popularmente como Dona Bibi, fez questão de enfatizar sua luta e sua história como agricultora: “Eu comecei a trabalhar com café por acaso, com uma semente que meu marido achou na casa do vizinho. Eu plantei e foi aumentando. Hoje eu tenho essa plantação que serve pra venda e para consumo próprio. Já tem gente que procura e não tem mais, acabou. Vendi todo meu estoque. Estou recebendo essa muda de açaí, vou plantar com o mesmo amor e cuidar com ainda mais carinho.”
Cabe destacar que além da doação, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente oferece todo suporte aos produtores, garantindo conhecimento técnico especializado para o correto manuseio das mudas. Na ocasião, a produtora Joana Ferreira, e também beneficiada, residente do bairro há 50 anos, celebrou com emoção o incentivo: “Me sinto valorizada. Este ano, decidi focar mais no meu trabalho com plantas e me dedicar exclusivamente a isso, porque agora tenho o incentivo da Prefeitura, do nosso prefeito Fred Campos e da nossa vice-prefeita Mariana Brandão. Antigamente, não tínhamos esse apoio, mas hoje temos. Isso me motiva a seguir investindo na produção.”
Outras ações voltadas para o desenvolvimento sustentável e ampliação do potencial econômico do município já foram lançadas, a exemplo da Feira VIVA, realizada no início deste mês, com sua primeira edição lançada no VIVA do Maiobão, e que busca dar mais visibilidade aos agricultores luminenses. Juntos, Fred Campos e Mariana Brandão demonstram um compromisso real com a agricultura familiar e a criação de uma rede integrada que possa conectar os produtores locais a novos mercados.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: