Estudantes da UEMA realizam exposição participativa de brinquedos pedagógicos
A ação visa promover a desmistificação da ideia de tecnologia na educação, ressaltando que é possível realizar práticas pedagógicas inovadoras mesmo em realidades diferentes.

Reprodução
Estudantes do curso de Ciências Biológicas do Polo Brejo, do Programa Ensinar/Uema, realizaram uma exposição interativa, onde foram apresentados brinquedos pedagógicos criados durante a disciplina “Tecnologias aplicadas ao ensino de ciências e biologia”, que possibilitou a formulação dos itens com uso de materiais alternativos e acessíveis.
A ação visa promover a desmistificação da ideia de tecnologia na educação, ressaltando que é possível realizar práticas pedagógicas inovadoras mesmo em realidades diferentes. Além desta visão, a atividade destacou a importância de difundir o ensino de ciências em locais não formais, possibilitando a aproximação da universidade com a comunidade local.
As práticas foram conduzidas pelo professor mestre Jociel Ferreira Costa, que enfatizou a importância da experiência para a formação docente. “A atividade permitiu que os futuros professores utilizassem não apenas o conhecimento teórico, mas também desenvolvessem outras competências, como criatividade e pró-atividade. Difundir suas produções para a comunidade local possibilita um contato real e rompe as barreiras entre a universidade e a sociedade. Dessa forma, o Programa Ensinar se apresenta e demonstra sua presença na cidade de Brejo”, afirmou.

Ao decorrer dos momentos assíncronos da disciplina, os estudantes formularam inúmeros brinquedos como robôs, boliche, catapultas e outros objetos lúdicos, com a utilização de conceitos científicos e tecnológicos de maneira acessível.