Dia do Gato: O felino que há milhares de anos caminha com a humanidade
A data reflete a relação milenar entre humano e felino, que juntos, formaram uma das relações mais impressionantes entre espécies.

Reprodução
Nesta segunda-feira dia 17 de fevereiro, comemora-se o dia do Gato, uma data que representa parte da relação íntima que os felinos possuem com a história humana. Com características distintas, os gatos possuem uma identidade extremamente amada e proporcionalmente vista de maneira estranha/indiferente por muitas pessoas.
É verdade que eles possuem um comportamento menos acalorado, muita das vezes sendo um animal com poucos momentos de demonstração de carinho, no entanto, a espécie possui seus atrativos e momentos afetivos como qualquer outro animal. Com um perfil mais quieto que os cães, os felinos são tão inteligentes quanto, com ações mais sutis e independentes.
Diante desse contexto, não é novidade alguma que os pets representam alguns dos laços afetivos entre espécies, estando presente em diversas fases da sociedade humana, seja como instrumento de trabalho, sobrevivência, ou apenas como um melhor amigo de quatro patas.
Além desta data celebrada no dia de hoje, os felinos também foram símbolos de outras representações durante a história da humanidade. Há milhares de anos atrás, Bastet, a deusa egípcia da fertilidade e do amor, era comumente representada na forma de uma mulher com cabeça de gato. Ainda no Egito Antigo, os animais também eram utilizados no controle de pragas, sendo essenciais para o combate de ratos e roedores.
Com o passar dos anos, os bichos foram ganhando o carinho e o espaço dentro do lar de famílias e cidadãos egípcios da época, tornando-se parte da história humana até os dias de hoje. Tais fatos, fatidicamente destacam a profundidade desta relação milenar que a humanidade possui com os felinos, especialmente com os gatos.
Raças de gatos
Siamês – Trata-se de uma raça oriental caracterizada por uma pelagem na cor marfim e tons canela nas orelhas, rostos, patas e calda. Com um corpo alongado e rosto triangular, os siameses possuem belos olhos azuis.

Shpynx – Chamado por muitos de “Gato pelado canadense”, esta raça costuma ser vista de maneira negativa pelas pessoas devido sua falta de pelos no corpo. Com uma pele constantemente exposta à luz, é importante que o tutor do animal possua o entendimento que o gato não poderá ser exposto ao sol diretamente por horas.

Persa – Originária do Irã, esta raça possui uma ampla extensão em seus pelos caracterizada pela posição singular de seus olhos. Sendo necessário um alto nível de cuidados, gatos como este possuem elevadas probabilidades para doenças hereditárias.

Maine Coon – Uma das maiores raças de gatos domésticos do mundo, o norte-americano Maine Coon, possui um imponente visual carregado de lindas pelagens, podendo chegar a mais de 100cm, estes felinos chegam a comer mais de 400g de comida por dia.

Scottish Fold – Originária da Escócia, esta raça é famosa por suas curtas orelhas acompanhadas de belos e enormes olhos, que encantam todos que ousam acariciar. Gatos como este possuem naturalmente um gene dominante mutante, que afeta as cartilagens do corpo, e produz exemplares de orelhas dobradas.
