Comunidades na zona rural de São Luís podem ficar isoladas durante o período chuvoso
Quando da ocorrência de chuvas, a situação se agrava, visto que as ruas viram rios tomadas pelas águas e horas depois quando escoam, viram uma mar de lama.
A temporada invernosa nem começou direito e as comunidades do polo Fervente, na região do Maracanã, na zona rural de São Luís, já estão ameaçada de ficarem isoladas, em face às péssimas condições de trafegabilidade das vias que interligam as comunidades do entorno.
Há informações de que obras de recuperação das ruas já foram autorizadas pelo prefeito Eduardo Braide, no entanto as obras nunca foram sequer iniciadas.
Ferventa é uma comunidade antiga que data de mais de quatrocentos anos, sendo de origem quilombola, visto que, nos seus primórdios, foi habitada por negros escravos e agora pelos seus descendentes, conforme declarou o pastor Lisboa Watts, líder comunitário da região.
Quando chove, a situação se agrava, as ruas viram rios tomadas pelas águas e horas depois quando escoam, viram uma mar de lama, ficando intransitáveis tanto por pedestres quanto por veículos automotores.
Estudantes ficam fora da sala de aula
Este isolamento está fazendo com que dezenas de crianças permaneçam fora da sala de aula, visto que as escolas mais próximas estão no Maracanã e na vila Esperança e ônibus e outros veículos não fazem o transportes destas crianças. O polo Fervente se constitui das copmunidades possui uma população de cerca de 128 famílias e tem no seu entorno as comunidades Alegre, Rua do Fio, Vila Sarney, Estrada da Vitoria e outras. Toodas prejudicadas pela falta de infraestrutura, afirmou o pastor Lisboa.
O líder comunitário informou que o problema já é de conhecimento das autoridades responsáveis, inclusive já teria sido emitida ordem de serviço pelo prefeito Eduardo Braide, porém nenhuma obra visando equacionar o problema, foi iniciadas.
“Já solicitamos providências à Secretaria Municipal de Obras e à Sub- Prefeitura da Zona Rural, que não nos deu nenhuma esperança, sob a alegação de que são muitas as demandas e as populações e Ferventa e adjacências continuam convivendo com os problemas e com o sofrimento”.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: