Câmara Municipal inicia Ano Legislativo e convida prefeito ao diálogo
A votação da Lei de Diretrizes Orçamentária serviu como termômetro político da Casa Legislativa em relação ao Palácio de La Ravardiére.
Um duro recado da Câmara Municipal ao prefeito Eduardo Braide, assim, os trabalhos da Câmara Municipal marcaram o início da sessão legislativa com discursos apontando para uma real separação de poderes com autonomia legislativa e chamada ao diálogo.
Com 40% de renovação de vereadores, a Câmara Municipal de São Luís aprovou, em sessão extraordinária, iniciada na manhã desta segunda-feira, 3, e que avançou pela tarde, a Lei Orçamentária Anual-LOA, norma que estabelece as receitas e despesas públicas, para o ano de 2025, cujo montante em reais é cerca de 5 bilhões e meio.
Parte da verba será destinada em 1.4 bilhão para saúde, e 1.3 bilhão para educação.
Ainda, do total desse orçamento, 40% já estão comprometidos com a folha de pagamento.
Das 32 emendas, ou seja, propositura de alteração no texto original da lei encaminhada pelo executivo municipal, 21 foram apresentadas por vereadores e 11 pela Comissão Orçamento da Câmara.
Uma das emendas mais sensíveis discutidas no plenário foi a de número 23, que tratou do remanejamento, que significa uma verba para o prefeito utilizar como desejar, de 25% do orçamento constante no texto original, reduzida para 5% de acordo com a proposta legislativa que azeitou um recado da maioria dos vereadores endereçado ao prefeito, por meio de uma importante derrota do poder executivo, já que valeram os 5%.
Outra emenda que esquentou os debates foi a de remanejamento de verbas para estudos de viabilidade e execução do Passe Livre. Embora alguns vereadores temessem o veto do prefeito, foi aprovada a emenda que destina 21 milhões para a implementação do Passe Livre.
A votação da Lei de Diretrizes Orçamentária serviu como termômetro político da Casa Legislativa em relação ao Palácio de La Ravardiére.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: