Brandão reforça compromisso municipalista e parceria com o governo federal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também enfatizou a necessidade de fortalecer o pacto federativo, garantindo que os municípios tenham suporte para enfrentar desafios e promover o desenvolvimento.
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2025/02/IMG-20250211-WA0148-1024x604.jpg)
Encontro de novos prefeitos e prefeitas reforça apoio aos municípios em todo o país (Foto: Gilson Teixeira)
O governador Carlos Brandão participou, nesta terça-feira (11), da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, promovido pelo governo federal em Brasília. O evento, que acontece ao longo de três dias, tem como objetivo fortalecer o municipalismo e ampliar parcerias entre os municípios e a União, além de oferecer capacitação para gestores sobre programas e ações voltadas à captação de recursos.
Brandão destacou a importância da colaboração entre os entes federativos, ressaltando que o Maranhão já adota essa postura ao dialogar com os 217 prefeitos do estado.
O caminho é esse: unidade e parceria para um municipalismo cada vez mais forte”, afirmou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também enfatizou a necessidade de fortalecer o pacto federativo, garantindo que os municípios tenham suporte para enfrentar desafios e promover o desenvolvimento.
“Não há estado rico com cidade pobre, e não há cidade rica com estado pobre”, declarou.
Prefeitos maranhenses elogiaram a iniciativa e destacaram que o governo estadual tem sido um grande aliado na superação de desafios. O evento também tem servido para firmar novas parcerias e tratar de pautas emergenciais, como a recuperação da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga Maranhão e Tocantins.
Com painéis abordando temas como desenvolvimento social, sustentabilidade, inovação e cidades inteligentes, o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas segue até quinta-feira (13), incentivando a cooperação entre municípios e governo federal para a implementação de políticas públicas eficazes.
Fonte: Governo do Maranhão