dívida milionária

Banco do Brasil terá que devolver R$ 20,6 milhões por prejudicar 1,6 milhão de clientes

A empresa assinou termo de compromisso com o Banco Central para devolver o valor em até 12 meses.

(Foto: Reprodução)

O total de pessoas que sofreram consequências negativas pela cobrança indevida de tarifas e taxas do Banco do Brasil soma 1,59 milhão de clientes (exatos 1.593.043). Devido o problema, o BB comprometeu-se com o Banco Central (BC) a realizar a devolução de R$ 20,6 milhões a essas pessoas.

O termo de compromisso entre a instituição financeira e o BC foi acordado na última segunda-feira (3).

Contexto

Segundo o acordo firmado, a instituição irá devolver R$ 14,1 milhões pelas cobranças indevidas de tarifas de fornecimento de segunda via de cartão. Aproximadamente durante 11 anos, de 2013 até 2024, mais de 1,5 milhão de clientes foram prejudicados, especificamente nesse caso.

Além disso, também serão restituídos R$ 6,5 milhões após cobranças de tarifas de juros superior ao limite máximo de 8% nas operações de cheque especial para microempreendedores individuais (MEIs), abrangendo 15,4 mil clientes entre 2020 e 2022.

O que diz a empresa

Através de nota publicada, o Banco do Brasil afirma ter “compromisso de atendimento de excelência a seus clientes” e alegou que “as questões já foram devidamente solucionadas”.

O BB destaca que detém a melhor posição no ranking Bacen, entre as maiores instituições financeiras do país, há 10 trimestres consecutivos, sendo, portanto, o banco menos reclamado dentre todos os grandes bancos”, afirma o comunicado.

Caso os clientes prejudicados não sejam reembolsados no prazo máximo de 12 meses, o Banco do Brasil terá de pagar ao BC o equivalente ao saldo remanescente das quantias devidas.

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