mobilidade

Balsas e Rebocadores garantem transporte gratuito entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA)

O reforço no transporte hidroviário visa melhorar o deslocamento entre os dois estados enquanto a construção da nova ponte segue em andamento.

Foto: Divulgação

Com o objetivo de aumentar a capacidade e assegurar uma operação contínua e segura para pedestres e veículos na travessia do Rio Tocantins, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (11), a contratação das balsas. O contrato, assinado na última sexta-feira (7), prevê a operação de cinco balsas e seis rebocadores por um período de um ano. O transporte hidroviário será gratuito para todos os usuários, proporcionando um deslocamento acessível e eficiente para a população.

A primeira balsa, destinada a pedestres e veículos leves, deverá começar a operar em até 15 dias, a partir da assinatura do contrato. O serviço estará disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Com isso, o DNIT restabelecerá temporariamente a trafegabilidade da BR-226/TO/MA, até que a nova ponte, que substituirá a atual ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, seja concluída.

Com esta contratação, há uma ampliação na quantidade de embarcações para a travessia interestadual. Serão três balsas e quatro rebocadores para o transporte de caminhões de carga, além de duas balsas e dois rebocadores para veículos menores e passageiros. O valor total do contrato é de aproximadamente R$ 39,9 milhões.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias