Acusação de Gonet contra Bolsonaro deve ser enviada ao STF próxima semana
No momento inicial, a ação resume-se em acusar o ex-presidente de ser o principal beneficiado de uma organização golpista que tinha como pretensão derrubar o resultado das eleições.
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2024/11/Jair-Bolsonaro-768x576-1.jpg)
Foto: Reprodução
A acusação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por suposta tentativa de golpe de Estado está finalizada. Segundo fontes da Procuradoria-Geral da República (PGR), a denúncia deve ser encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) ainda nesta próxima semana.
Paulo Gonet, procurador-geral, havia desistido de enviar uma denúncia conjunta envolvendo fraudes nos cartões de vacina e o tráfico de joias, ocorrências que também estão sob tramitação no órgão. No momento inicial, a ação resume-se em acusar o ex-presidente de ser o principal beneficiado de uma organização golpista que tinha como pretensão derrubar o resultado das eleições.
Gonet realizou um planejamento em diversos elementos que ligariam Bolsonaro a militares golpistas, indicando que a intenção seria que ele continuasse na função, mesmo após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sido eleito pelo processo de votação democrático do país.
As provas têm são baseadas em encontros no Palácio do Planalto e no Alvorada, reuniões na Asa Sul, em Brasília, depoimentos e conversas de rede social e e-mails envolvendo os suspeitos que foram indiciados pela Polícia Federal.
No momento, Gonet aguarda a conclusão dos últimos detalhes pela equipe técnica para enviar o documento ao Supremo. A denúncia deve ser rígida e a pena solicitada a Jair Bolsonaro pode ultrapassar os 20 anos.