identidade

1ª Caminhada e lavagem de luz e axé celebra cultura e resistência afro-brasileira em Paço do Lumiar

A iniciativa contará com a participação de 20 terreiros de axé, representantes de outros terreiros convidados, grupos de tambor de crioula e blocos afros.

(Foto: Divulgação)

No próximo domingo (16), às 16h, Paço do Lumiar será realizada a 1ª Caminhada e Lavagem de Luz e Axé, evento que reunirá fé, cultura e resistência no Viva Maiobão. A iniciativa contará com a participação de 20 terreiros de axé, representantes de outros terreiros convidados, grupos de tambor de crioula e blocos afros, consolidando um grande ato de afirmação da identidade afrodescendente e da luta contra a intolerância religiosa.

Entre os grupos confirmados estão o Bloco Afro de Okan Lumiar, Bloco Afro Juremê, Bloco Afro da Didara, Bloco Oficina Afro e o Bloco Afro Netos de Nanã. Além disso, o evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (SECMA) e a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, reafirmando o compromisso do poder público com a valorização da cultura afro-maranhense.

(Foto: Divulgação)

O evento representa mais do que uma celebração cultural: é um símbolo de resistência e de luta contra a intolerância religiosa e o racismo. Para Erbeth Didara, da coordenação do evento, a caminhada e lavagem têm um significado profundo para as comunidades de terreiro e para toda a população luminense.

“O evento representa para todos nós a luta contra a intolerância religiosa, a luta pela igualdade e equidade racial, com foco na resistência dos povos de matriz africana. A expectativa para este domingo é que possamos estar levando nossas mensagens de conscientização a toda população luminense, de modo que a caminhada e lavagem de luz e axé possa fazer parte do calendário anual de atividades culturais e religiosas. Queremos disseminar o bem, criando referências positivas para os nossos munícipes”, destacou Didara.

A importância da informação para combater o preconceito e a intolerância religiosa também foi ressaltada pelo secretário municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Zico. Segundo ele, eventos como este ajudam a educar a população sobre a cultura afro-brasileira, promovendo o respeito e a valorização das tradições dos povos de matriz africana.

“O desconhecimento muitas vezes gera preconceito. Por isso, eventos como a caminhada e lavagem de luz e axé são essenciais para que a sociedade compreenda a riqueza e a importância das religiões de matriz africana. A cultura deve ser um instrumento de união e respeito entre as pessoas, e Paço do Lumiar tem o compromisso de fortalecer essa conscientização, promovendo o respeito à diversidade religiosa e cultural”, afirmou o secretário.

A iniciativa também se conecta com um trabalho contínuo de preservação e valorização das tradições afro-brasileiras. O bloco afro da didara, por exemplo, não se limita apenas ao período carnavalesco: suas atividades acontecem ao longo dos 12 meses do ano, promovendo ações culturais, sociais e educativas que fortalecem a identidade negra e a espiritualidade dos povos de axé.

Além do cortejo, a lavagem de luz e axé trará um forte simbolismo espiritual, com a purificação dos espaços públicos por meio da água de cheiro e cânticos sagrados, em um chamado à paz e ao respeito entre as religiões. Essa prática, já presente em algumas manifestações culturais do Maranhão, reforça a importância da espiritualidade afro-brasileira e da valorização das tradições locais.

A expectativa é que o evento se torne um marco na cultura luminense, consolidando-se no calendário anual da cidade como um espaço de fortalecimento da fé, da arte e da resistência afro-brasileira. Toda a comunidade está convidada a participar desse momento especial, celebrando a diversidade e reafirmando o compromisso com o respeito e a inclusão.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias