Porto do Itaqui movimenta 34 milhões de toneladas em 2024 e projeta crescimento para 2025
Com projeções de supersafra de soja e expansão na movimentação de fertilizantes e minerais, o Porto do Itaqui espera crescer mais de 1 milhão de toneladas em 2025, alcançando a marca de 35 milhões de toneladas movimentadas
O Porto do Itaqui encerrou 2024 com um volume movimentado de 34 milhões de toneladas, consolidando-se como o quarto maior porto público do Brasil e o principal do Norte e Nordeste, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Mesmo com um volume total inferior ao de 2023, o porto alcançou marcas históricas em diversas categorias, reafirmando sua importância estratégica para a logística nacional.
Entre os destaques, o Itaqui registrou a maior movimentação de soja de sua história, com 13,74 milhões de toneladas, além de um aumento de 12% na movimentação de fertilizantes, que alcançou 4 milhões de toneladas. Houve também crescimentos expressivos na exportação de alumínio (+193%), carvão (+65%), clínquer (+20%), cobre (+11%) e calcário (+19%). Por outro lado, as operações com milho registraram queda significativa, devido à redução da safra nacional, ao aumento do consumo interno e à inauguração da planta de etanol de milho da Inpasa em Balsas, que absorveu mais de 1 milhão de toneladas da produção local.
A modernização e a eficiência operacional do Itaqui foram fundamentais para esses resultados. “Crescemos na produtividade operacional em praticamente todas as categorias de cargas, incluindo granéis sólidos mecanizados e não mecanizados”, destacou Hibernon Marinho, diretor de operações.
Impacto econômico no Maranhão
O desempenho do Porto do Itaqui reforça seu papel como motor de desenvolvimento econômico do Maranhão. A instalação da maior biorrefinaria de etanol de milho da América Latina em Balsas transformou a dinâmica de exportação do estado. Parte significativa do milho, antes destinada ao mercado externo, passou a ser processada localmente, gerando produtos como etanol e farelo de milho, essenciais para cadeias produtivas como a suinocultura.
“A mudança representa um grande ganho para o Maranhão, fortalecendo as cadeias produtivas internas, gerando empregos e aumentando a arrecadação de impostos. Isso alinha o Porto do Itaqui ao conceito de ‘Porto do Desenvolvimento’, que integra a economia local com os mercados globais”, afirmou Hibernon.
Perspectivas para 2025
Com projeções de supersafra de soja e expansão na movimentação de fertilizantes e minerais, o Porto do Itaqui espera crescer mais de 1 milhão de toneladas em 2025, alcançando a marca de 35 milhões de toneladas movimentadas. Além disso, o porto continuará investindo em eficiência, sustentabilidade e inovação, fortalecendo sua posição como o principal hub logístico do Norte e Nordeste do Brasil.
“Estamos confiantes de que 2025 será um ano de avanços e superação. Nosso compromisso é continuar sendo referência em logística e contribuir para o desenvolvimento regional e nacional”, concluiu o diretor.
Fonte: Governo do Maranhão