Maranhão emite mais de 730 mil novas Carteiras de Identidade Nacional em 2024
A CIN é o novo modelo oficial de identidade no Brasil, unificando os dados em nível nacional ao adotar o CPF como número único de registro.
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), alcançou a marca de 730.008 emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em 2024. O documento, que substitui o antigo RG, reflete o compromisso estadual com a modernização e a inclusão cidadã, além de facilitar a identificação segura.
A CIN é o novo modelo oficial de identidade no Brasil, unificando os dados em nível nacional ao adotar o CPF como número único de registro. Disponível nos formatos físico e digital, o documento utiliza tecnologias avançadas, como QR Code, que permite validação imediata, aumentando a segurança contra fraudes.
“A nova Carteira de Identidade Nacional é um avanço na garantia da segurança e na proteção dos direitos dos cidadãos. Este documento moderno e seguro reflete o compromisso do Governo do Maranhão, sob a liderança do governador Carlos Brandão, em promover cidadania e reforçar a segurança da população”, destacou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.
No estado, a emissão da CIN é coordenada pelo Instituto de Identificação (Ident-MA), vinculado à Perícia Oficial. Após o projeto piloto em janeiro de 2024, na unidade central, o processo foi ampliado para todo o Maranhão dentro do prazo estipulado pelo Governo Federal. De acordo com Anne Kelly Bastos Veiga, perita geral do estado, a capacidade mensal de emissão aumentou de 45 mil para 70 mil documentos.
O sucesso do programa também se deve a parcerias com prefeituras e com o VIVA PROCON, que ajudaram a expandir o atendimento para todas as regiões. “Em 2024, realizamos 56 Ações de Emissão de RG gratuitas em municípios maranhenses, com mais de 8.000 carteiras emitidas”, informou Ana Delcita Tavares, diretora do Ident-MA.
A inclusão também foi uma prioridade, com ações voltadas a comunidades vulneráveis. “Atendemos cerca de 500 pessoas de povos indígenas em São João do Caru e Bom Jardim, além de intensificar os serviços em comunidades quilombolas e áreas rurais, garantindo cidadania e inclusão para todos”, completou a diretora.
A implantação da CIN representa um marco na digitalização e unificação de dados no Brasil. O modelo facilita o acesso a serviços públicos, transações bancárias e outros direitos fundamentais, além de oferecer maior proteção contra falsificações.
Como obter a nova CIN
Quem ainda não possui a nova Carteira de Identidade Nacional pode agendar o atendimento pelo site do Ident-MA (agendamento.ssp.ma.gov.br) ou do VIVA PROCON (seati.segov.ma.gov.br/procon/agendamento). No dia, é necessário apresentar a certidão de nascimento original.
Fonte: Governo do Maranhão