Ciência

Maranhão celebra a ciência com a 19ª edição do prêmio Fapema

Criado em 2005, o Prêmio Fapema é reconhecido como o “Oscar da Ciência Maranhense” e ocupa uma posição pioneira nas regiões Norte e Nordeste

O governador Brandão e a ministra Luciana Santos, participaram da celebração, ao lado do presidente da Fapema, Nordman Wall (Foto: Brunno Carvalho)

A última quinta-feira (23) foi marcada por uma celebração à ciência no Maranhão, com a entrega do 19º Prêmio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O evento, que contou com a presença do governador Carlos Brandão e da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Criado em 2005, o Prêmio Fapema é reconhecido como o “Oscar da Ciência Maranhense” e ocupa uma posição pioneira nas regiões Norte e Nordeste. Este ano, com o tema “Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade para o Maranhão”, a premiação destacou 51 vencedores em diferentes categorias, valorizando trabalhos que impactam diretamente o estado.

Durante a cerimônia, o governador Carlos Brandão enfatizou os altos investimentos na Fapema, que somaram R$ 150 milhões nos últimos três anos, colocando a instituição como a segunda com maior volume de recursos no Brasil, atrás apenas do Amapá. Ele destacou que a entrega dos mais de 50 prêmios reconhece pesquisadores que transformam conhecimento em desenvolvimento e qualidade de vida para o Maranhão. O governador também foi homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito Científico por sua contribuição ao avanço da ciência e tecnologia no estado. Entre outros homenageados da noite estiveram o ex-presidente José Sarney, a ministra Luciana Santos e Odir Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Foto: Brunno Carvalho

A ministra Luciana Santos ressaltou os investimentos do governo federal no estado, que incluem iniciativas voltadas para institutos federais, a UFMA e empresas do ecossistema de ciência e tecnologia. Durante o evento, ela anunciou a implantação de uma infovia subfluvial de 5.500 quilômetros de internet de fibra óptica para Alcântara, reforçando a relevância do Maranhão no programa aeroespacial brasileiro. Segundo a ministra, o estado é parte essencial do planejamento nacional para o avanço científico e tecnológico.

O presidente da Fapema, Nordman Wall, destacou a importância do prêmio como forma de valorizar o trabalho de cientistas maranhenses que contribuem para o desenvolvimento social e econômico do estado. Ele afirmou que os investimentos em ciência e inovação são fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população. O Prêmio Fapema, que integra a linha de ação de popularização da ciência, tem como objetivo aproximar o conhecimento científico da sociedade, promovendo o intercâmbio de informações entre a comunidade acadêmica e a população.

Os vencedores da 19ª edição receberam troféus e prêmios em dinheiro, sendo distribuídos em oito categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica e Popvídeo, este último premiando três finalistas. A lista completa dos vencedores está disponível no site da Fapema.

Foto: Brunno Carvalho

Fonte: Governo do Maranhão

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias