Lula planeja evento simbólico para marcar dois anos dos atos de 8 de janeiro
Em janeiro de 2024, Lula também realizou uma sessão solene, nomeada “Democracia Inabalada”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma cerimônia simbólica para lembrar os dois anos dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
Durante a última reunião ministerial de 2024, Lula pediu a participação de todos os ministros no evento. Procurada, a Secretaria de Comunicação da Presidência não confirmou nem negou a realização da solenidade.
Em janeiro de 2024, no primeiro aniversário das invasões às sedes dos Três Poderes, o governo promoveu um ato chamado “Democracia Inabalada”. A cerimônia aconteceu no Salão Negro do Congresso Nacional e reuniu chefes dos Três Poderes, ministros, governadores e outras autoridades.
A discussão sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro voltou à tona ao longo de 2024, com a conclusão do inquérito da Polícia Federal que investigou uma tentativa de golpe de Estado em 2022. Entre os indiciados estão o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-ministros de seu governo.
Outro episódio que reacendeu o debate foi o ataque de 13 de novembro, quando um homem lançou fogos de artifício contra o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).
A cerimônia de Lula deve ocorrer em meio à análise, pelo Congresso, do Projeto de Lei da Anistia. A proposta busca perdoar os investigados e condenados pelos ataques de 8 de janeiro, o que tem gerado intensas discussões no cenário político.
*Fonte: Correio Braziliense