Tecnologia

Instituto de Genética Forense do Maranhão avança na segurança pública com tecnologia de ponta

Localizado na Grande Ilha, o IGF realiza exames genéticos essenciais para investigações policiais, identificação de vítimas e localização de pessoas desaparecidas.

O IGF vem auxiliando em investigações policiais e processos criminais (Foto: Handson Chagas)

Os constantes investimentos do Governo do Maranhão em segurança pública têm fortalecido o trabalho do Instituto de Genética Forense (IGF), criado em 2016. Localizado na Grande Ilha, o IGF realiza exames genéticos essenciais para investigações policiais, identificação de vítimas e localização de pessoas desaparecidas. Recentemente, teve papel fundamental na identificação das vítimas do acidente ocorrido na ponte entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO).

O diretor do IGF, perito Paulo Marcelo Santos Ribeiro, explicou que o instituto utiliza técnicas de biologia molecular para analisar vestígios genéticos e obter perfis que podem ser comparados a materiais de suspeitos, vítimas ou familiares. Entre as atividades realizadas estão a identificação de cadáveres não reconhecidos, análises em crimes sexuais e confrontos de vestígios em locais de crime.

O IGF também é integrado ao Banco Estadual de Material Genético, que faz parte da Rede Nacional Integrada de Banco de Perfis Genéticos. A rede utiliza o sistema Codis, ferramenta desenvolvida pelo FBI, permitindo o cruzamento de dados genéticos em nível nacional, o que é essencial na solução de crimes e desaparecimentos.

No acidente da ponte Juscelino Kubitschek, que ligava Estreito a Aguiarnópolis, o IGF foi acionado para identificar vítimas cujos corpos não puderam ser reconhecidos por métodos tradicionais devido à degradação causada pela água e fauna local. O trabalho da equipe garantiu às famílias a possibilidade de velar e sepultar seus entes queridos com segurança e dignidade.

“Com materiais de última geração, o IGF do Maranhão se equipara aos melhores laboratórios de genética forense do Brasil, incluindo os da Polícia Federal”, destacou Paulo Marcelo Santos Ribeiro. O instituto reafirma sua importância para o sistema de segurança pública e para a justiça, sendo uma referência no uso de tecnologia em prol da sociedade.

Fonte: Governo do Maranhão

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias