Grande São Luís registra nove horas de chuva
Chuva intensa que varou a madrugada causou vários transtornos a moradores da Grande Ilha. O corpo de um homem foi encontrado na enxurrada, no bairro Geniparana.

LOCALIDADE CONHECIDA COMO NEIRA RIO, NA ESTRADA DA MAIOBA

“A Grande São Luís tá um caos” (Ana P. Leticia – Estrada da Maioba). Esse foi apenas um dos milhares de comentários do maranhense a respeito das consequências da forte chuva que caiu na cidade a partir da noite do 13, varando a madrugada e chegando até a manhã do dia 14.
A chuva prolongada e intensa causou transtornos para a população da Grande Ilha (São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar) que, ou precisou faltar ou se atrasou para seus compromissos, em virtude de alagamentos em várias avenidas e vias de alguns bairros da Grande São Luís. Problemas de drenagem deixaram ruas e avenidas intrafegáveis, prejudicando o tráfego de veículos e pedestres em diversos pontos da capital. Foram registradas ainda falta de energia em alguns bairros e falha em semáforos das grandes avenidas.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, uma moradora da Vila Geniparana, em São Luís, teve sua casa completamente alagada. Ela relatou que uma obra de drenagem iniciada no período chuvoso causou o entupimento de um bueiro, agravando a situação. A família enfrentou momentos de desespero enquanto tentava salvar móveis e eletrodomésticos.
Alagamentos, prejuízos e trânsito parado
Moradores do Condomínio Village Jardins, localizado na Estrada da Maioba, gravaram vídeos mostrando os impactos das chuvas no local, com registros de alagamentos e dificuldades de circulação.
Segundo uma moradora, o Rio Paciência transbordou, atravessando a Estrada de Ribamar e a Estrada da Maioba. A água inundou os apartamentos do térreo. Além disso, a água invadiu o estacionamento do local deixando os moradores ilhados.



O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, informou, por meio de vídeo, que está acompanhando o trabalho de rua das equipes. No caso, da Vila Geniparana, que visitou o local e assinou uma ordem de serviço para drenagem profunda. Afirmou ainda que foram registradas ocorrências de problema de drenagem na Avenida São Jerônimo, na Santa Bárbara, e que a equipe já estava no local. Outras ocorrências, segundo o prefeito, foram causadas por vazamento na rede da Caema, na avenida principal do São Raimundo e na avenida Joaquim Mochel, no Cohatrac, e que tanto prefeitura quanto Caema irão atuar em conjunto para solucionar o problema.
Em outros pontos da cidade foram registrados alagamentos e água empoçada, como na região do Mercado Central (Avenida Guaxenduba), Coroadinho, Avenida Jerônimo de Albuquerque, Avenida Daniel de La Touche, Avenida Ana Jansen, dentre outras.
A Defesa Civil, por meio de rede social, afirma que está intensificando a operação de vistorias, neste período chuvoso. “O foco das vistorias é garantir a segurança da população e reduzir os impactos dos alagamentos, fenômeno recorrente nesta época do ano”, informa o coordenador da Defesa Civil, coronel Sandro Amorim.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: