Governo federal classifica como “inaceitável” tratamento dado a deportados dos EUA
Itamaraty aponta que uso de algemas viola acordo com os EUA.
O governo federal classificou como “inaceitável” o tratamento dispensado aos brasileiros deportados dos Estados Unidos, que desembarcaram em Manaus (AM) algemados nos pés e nas mãos. Em nota divulgada neste domingo (26), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) afirmou que o uso de algemas viola os termos do acordo bilateral firmado com os EUA, o qual garante um tratamento digno, respeitoso e humano aos repatriados.
Na última sexta-feira (24), 88 brasileiros deportados chegaram ao Brasil nessas condições. Por conta disso, as autoridades brasileiras impediram que o voo, com destino final a Belo Horizonte (MG), prosseguisse.
Segundo o Itamaraty, a decisão foi motivada pelo uso de algemas e correntes, pelas más condições da aeronave, que estava com o sistema de ar-condicionado avariado, e pela revolta dos cidadãos a bordo diante do tratamento considerado indigno.
De acordo com a nota, informações detalhadas sobre o episódio foram coletadas por meio de articulação entre o MRE, a Polícia Federal e a Aeronáutica, em Manaus e em Brasília. O documento relata o tratamento degradante recebido pelos brasileiros durante o voo de repatriação, organizado pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE).
O Ministério informou ainda que irá solicitar esclarecimentos ao governo norte-americano e acompanhará de perto as mudanças nas políticas migratórias implementadas pela administração dos Estados Unidos.
O grupo, formado por 84 brasileiros, desembarcou na noite de sábado (25) no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG), a bordo de uma aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB).
*Fonte: Correio Braziliense