primeiro lugar

Estrada de Ferro Carajás é reconhecida pela ANTT por uso de inteligência artificial na segurança

Atualmente, parte das passagens em nível da ferrovia Carajás são equipadas com cancelas automáticas e câmeras especiais, que operam com ajuda de um software de inteligência artificial.

Cerca de 60 trens circulam todos os dias na EFC, considerando os trens de cargas - como minério, grãos e combustível - e um trem de passageiros. (Crédito: Vale)

A Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi classificada em primeiro lugar na categoria “vias seguras”, na última edição do prêmio “destaques” da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), realizado no ultimo mês, em Brasília. O reconhecimento foi dado à EFC devido ao “monitoramento inteligente e redução de riscos em passagens em nível com uso de Inteligência Artificial”. A ANTT é o órgão federal responsável pela concessão, fiscalização e regulação de todas as ferrovias brasileiras. 

Atualmente, parte das passagens em nível da ferrovia Carajás são equipadas com cancelas automáticas e câmeras especiais, que operam com ajuda de um software de inteligência artificial, conectadas a um Centro de Controle que funciona 24h. As câmeras conseguem detectar objetos ou obstáculos nas passagens e emitir alertas em tempo real para o Centro. A partir do alerta, os controladores podem tomar decisões antecipadas e assertivas, como por exemplo: reduzir a velocidade dos trens naquele trecho, enviar equipe de solo para checar a anomalia ou mesmo paralisar a circulação.

“O reconhecimento da ANTT nos enche de orgulho porque segurança é um valor compartilhado com todos os passageiros que usam a EFC para viajar. A inteligência artificial tem sido uma aliada entre as tecnologias existentes para garantir mais a segurança e confiabilidade à via”, afirmou João Junior, diretor de operações da Estrada de Ferro Carajás.

Inteligência artificial e outras tecnologias aplicadas na Estrada de Ferro Carajás

A Vale também utiliza Inteligência Artificial para gerenciar a manutenção da frota de locomotivas, vagões e via permanente da EFC. O processo começa enquanto os trens ainda estão circulando, com a ação dos sensores de monitoramento instalados ao lado da via – chamados de waysides – e ainda dos veículos de inspeção da via.

Utilizando parâmetros como temperatura, ruído, dimensional via laser, ultrassom e vídeo imagem, os sistemas de monitoramento dizem exatamente a condição de cada locomotiva, vagão e trilho e qual deles precisa de manutenção ou substituição etc. Os milhões de dados colhidos são enviados para uma central em São Luís que utiliza as informações na construção de planos de manutenção precisos, aumentando a segurança da frota.

A EFC possui uma frota com 300 locomotivas e cerca de 20 mil vagões. A força empregada para puxar um trem com 330 vagões chega a 18.000 cavalos de potência. A ferrovia percorre 27 cidades entre os estados do Pará e Maranhão.

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