CBF afasta árbitros que prejudicaram o Moto em Fortaleza
Jardiel Soares e o assistente Rogério Braga estão suspensos das competições nacionais por tempo indeterminado.
Após a arbitragem beneficiar o Fortaleza na marcação de um pênalti inexistente (infração fora da área) na vitória por 2 a 0 sobre o Moto Club, válido pela 1ª rodada da Copa do Nordeste, a CBF atendeu ao pedido do clube prejudicado (via FMF ) e afastou o árbitro Jardiel Soares e o assistente Rogério Braga das competições nacionais por “tempo indeterminado”. A comunicação oficial foi feita ao presidente da Federação Maranhense de Futebol, Antônio Américo.
Jardiel e Rogério, vinculados à Federação Piauiense de Futebol, marcaram um pênalti bizarro, contra o Moto Club, aos 29 minutos do primeiro tempo, acusando toque de mão de um atleta motense, que foi cometido visivelmente fora da área. Na cobrança, o time cearense, que tinha dificuldades de furar o bloqueio defensivo rubro-negro, abriu o marcador, e voltou mais confortável na etapa final, fazendo mais um. O jogo terminou com o placar de 2 a 0 para o Tricolor do Pici. O time maranhense cresceu de produção e até atirou uma bola na trave, mas não reduziu o marcador.
Em nota oficial, a Confederação Brasileira de Futebol informou já ter comunicado a decisão ao presidente da Comissão de Arbitragem do Piauí (CA-PI), José Steife de Araújo Silva, indicando que os dois árbitros passarão por um processo de “reciclagem” no Programa de Assistência ao Desenvolvimento da Arbitragem.
Eis o teor do comunicado à FMF:
“Ilustríssimo Presidente Antônio Américo. Informamos que o árbitro Jardiel da Rocha Soares (PI) e o assistente Rogério de Oliveira Braga estão afastados das designações nacionais por tempo indeterminado, em função de erros graves cometidos na partida Fortaleza x Moto Club, válida pela 1ª rodada da Copa do Nordeste. Aproveitamos a oportunidade para externar os protestos de elevada estima e consideração. Saudações W.Seneme”.