Última rodada do Brasileirão: confira as possibilidades de título e rebaixamento
A jornada final da competição traz uma série de combinações possíveis. Com um fundo de tabela embolado, times como Fluminense e Atlético-MG podem se despedir da Série A.
Neste domingo (08), enfim chega a 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro de 2024, os últimos dez jogos do torneio iniciarão às 16h (horário de domingo), as partidas definirão como termina a principal competição do futebol Brasileiro. Lá no topo da tabela, Botafogo e Palmeiras são os únicos clubes com chances de título.
Já quando se fala de rebaixamento, resta apenas uma das quatro vagas para a Série B a ser preenchida. Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense e Bragantino são os últimos times que ainda buscam permanecerem entre o seleto grupo de times que compõem a primeira prateleira do esporte nacional. A jornada final da competição traz uma série de combinações possíveis.
Chance de título
As contas para entender a disputa pela glória são mais simples. O Botafogo tem 76 pontos, três a mais do que seu oponente direto o Palmeiras que possui 73 pontos. Caso o time Alvinegro empate contra o São Paulo, no Nilton Santos, o título assegura-se ao Glorioso, que recentemente conquistou o seu primeiro título de campeão da américa após enfrentar um jejum de quase três décadas sem levantar troféus.
Com esse resultado, não importará o que aconteça na partida em Allianz Parque, onde o Palmeiras recebe o Fluminense. Caso o Verdão não derrote o Tricolor carioca, o Glorioso pode inclusive ser campeão mesmo com derrota.
Para o torcedor do Palmeiras, a única esperança é bater o Fluminense e torcer para que o rival paulista vença o Botafogo. Desta forma, ambos encerrariam o campeonato com 76 pontos, mas o Verdão conquistaria o tricampeonato consecutivo por ter uma vitória a mais, primeiro critério de desempate.
Rebaixamento
Três equipes chegam à última rodada com o seu futuro destino já confirmado, a Série B, os clubes já rebaixados são: Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá. Resta ainda uma vaga para completar os clubes que irão se despedir do Brasileirão. A disputa no fundo tabela será emocionante com uma disputa embolada, incluindo um time que tem duelo com um candidato ao título, outro com um adversário já rebaixado e, para completar, um confronto direto.
O Bragantino, que inicia a rodada dentro da zona de rebaixamento, O Bragantino inicia a rodada em 17º com 41 pontos, encarando o Criciúma, que teve sua queda decretada para a Série B com a derrota para o Flamengo na rodada passada. Apenas a vitória garante o Massa Bruta na Série A, qualquer outro resultado rebaixa a equipe, que venceu menos que todos os outros seus concorrentes.
O Fluminense enfrentará o adversário mais complicado, o Palmeiras, vice-líder e ainda com chances de ser campeão, além disso, o Tricolor jogará fora de casa. O clube carioca está na 15º posição com 43 pontos, pode se salvar até mesmo com uma derrota (caso o Bragantino não vença ou o Furacão seja derrotado), mas, para não precisar fazer contas, tem que pelo menos arrematar um empate no duelo.
Já o confronto direto entre Atlético-MG e Athletico-PR reserva diversos possíveis efeitos borboletas. O Galo, o mais bem posicionado entre os quatro, possui 44 pontos, e ocupa a 14º posição, sua permanência no campeonato pode ser garantida com com um empate.
O Furacão, no entanto, com 42 pontos, em 16º, se vencer estará salvo matematicamente sem contar com os outros resultados. Um empate salvaria as duas equipes em caso de derrota do Fluminense. Porém, se o Bragantino vencer e o clube carioca empatar, apenas um ponto não será suficiente para a equipe paranaense.
Além de toda esta complexidade, um fator que pode pesar neste confronto entre os xarás é que a Arena MRV não terá público, por causa da punição pela confusão ocorrida na final da Copa do Brasil entre Galo e Flamengo. O clube mineiro é o que vem em sua pior fase nos últimos meses: não vence há doze jogos, contando Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores.