última do ano

Sexta-feira, 13: sorte ou azar?

Sorte, azar ou nenhum dos dois, a questão é que esse dia foi marcado por vários acontecimentos e que acabou sendo relacionado a fatos históricos.

Reprodução

Chegou a última sexta-feira 13 do ano. Para alguns pode até parecer indiferente, outros fazem questão de lembrar que é uma data como outra qualquer, mas que antigamente tinha muitos significados. Sorte, azar ou nenhum dos dois, a questão é que esse dia foi marcado por vários acontecimentos e que acabou sendo relacionado a fatos históricos. Lenda ou verdade?

“Antigamente havia muitas lendas. Sei lá, os tempos eram outros. Hoje é mais difícil se acreditar nessas coisas. Para mim é um dia como outro qualquer”, diz a estudante Ana Paula Castro, 25 anos.

Um pouco mais experiente que Ana Paula, a aposentada Aparecida Santos, de 65 anos, diz que na época em que era criança, outras crianças gostavam de dar sustos para aterrorizar quem era mais medroso. 

“Meus irmãos mesmo, de noite, botavam um lençol na cabeça e saiam pela casa se fazendo de fantasma. Também gostavam de fazer barulho e parecer que era algum fantasma. Essas coisas que hoje em dia não se faz mais”, disse.

Associar o dia 13 que cai em uma sexta-feira, a algo ruim, é um sentimento que já vem de muito tempo, mesmo antes do nascimento de Cristo. A data está fortemente ligada à mitologia nórdica e possui várias versões que tentam justificar a sua origem, sempre com uma pitada de misticismo. Entre mitos e verdades, a Sexta 13 ficou conhecida como o dia de mau agouro para os supersticiosos.

Superstição


O termo superstição vem do latim “superstitio”, mas a origem é bastante discutida e teve diversos significados ao longo da história. Em artigo, o padre Clemilson Pereira Teodoro discorreu que “o temor e as histórias em torno da Sexta-feira 13 tiveram origem nas difamações e propagandas divulgadas durante o processo de cristianização do Norte da Europa. Quando os primeiros missionários cristãos chegaram e encontraram a religião praticada pelos povos nativos, propagaram a história de que a deusa do amor e da fertilidade chamada Frigga, revoltada por ter perdido espaço para os cristãos, exilou-se no alto de uma montanha e todas as sextas-feiras se reunia com outras onze feiticeiras e com o próprio diabo, formando um grupo de 13, para praguejar contra a humanidade. Os missionários popularizaram a história de que a deusa Frigga era uma bruxa”.

Antigas superstições como: não passar debaixo de escada, cruzar a rua se olhar um gato preto, cruzar os dedos, bater na madeira três vezes… são práticas que, de acordo com Padre Clemilton, “nasceram em contextos históricos bem definidos e foram perdendo o sentido religioso ao longo do tempo; ou são consequências de difamações por propagandas negativas. O gesto simples de cruzar os dedos, por exemplo, perdeu o sentido religioso e se tornou apenas um desejo de boa sorte; mas, antigamente era o modo como os cristãos se identificavam e mostravam a sua fé. Nos lugares e épocas de perseguições, os cristãos cruzavam os dedos para demonstrar a fé sem serem notados”, escreveu.

Aos mais supersticiosos, saibam que no ano que vem apenas uma vez o dia 13 cairá numa sexta-feira, será em junho, dia de Santo Antônio.

Curiosidades

  • Para os cristãos o número 13 é amaldiçoado por este ser o número de pessoas na última ceia de Cristo e o 13º apóstolo (Judas) ter sido o traidor;
  • Para os romanos o número 13 significava morte, destruição e azar. Para a mitologia nórdica, em um banquete com 12 convidados, o deus Loki surgiu sem ser convidado e acabou causando a morte de Balder, e o número ganhou sua má-fama;
  • Na numerologia, o número 12 representa algo completo (12 meses no ano, 12 apóstolos de Cristo, 12 deuses do Olimpo, 12 tribos de Israel, 12 horas no relógio), enquanto o 13 é uma transgressão a essa plenitude;
  • Nas artes, a franquia de filmes Sexta-feira 13, iniciada em 1980, e outros filmes de terror, como A hora do pesadelo (1984), contribuíram para popularizar a ideia de que a data é “assombrada”;
  • A Apollo 13 foi lançada às 13h 13 min, numa data cuja soma é 13 (11/04/70) e o acidente ocorreu em 13 de abril. Acontece que a tripulação teve a sorte de voltar viva para a Terra.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias