internação

Presidente Lula passa por cirurgia após diagnóstico de hemorragia intracraniana

Luiz Inácio foi submetido a um procedimento para drenagem de hematoma e permanece internado em estado estável no Hospital Sírio-Libanês.

Foto: Evaristo Sa/AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por uma cirurgia na noite de segunda-feira (9), em São Paulo, após apresentar dores de cabeça. Ele permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, onde seu estado de saúde é considerado estável.

De acordo com o boletim médico divulgado às 3h20 desta terça-feira (10), Lula começou a sentir as dores em Brasília e, após a avaliação inicial, foi encaminhado ao Hospital Sírio-Libanês na capital federal, onde realizou uma ressonância magnética. O exame revelou uma hemorragia intracraniana, consequência de uma queda que o presidente sofreu em 19 de outubro.

Após o diagnóstico, Lula foi transferido para a unidade do hospital em São Paulo, onde foi submetido a uma craniotomia para drenagem do hematoma. O procedimento foi realizado com sucesso e o presidente segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sob os cuidados da equipe médica liderada pelos doutores Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.

Acidente doméstico de Lula

Em 19 de outubro, o presidente Lula sofreu uma queda em sua residência, batendo a cabeça. O acidente resultou em um ferimento leve na nuca, o que levou ao cancelamento de algumas viagens de longa distância, mas ele seguiu cumprindo outras atividades, despachando do Palácio da Alvorada.

Após o acidente, Lula foi acompanhado por médicos e realizou exames periódicos para monitorar sua recuperação. Em 6 de novembro, ele detalhou o ocorrido, mencionando que inicialmente acreditou que o impacto tivesse sido mais grave. “Foi muito forte, saiu muito sangue, eu achei que tinha rachado o cérebro, fui direto para o [Hospital] Sírio-Libanês. Achei que era muito mais grave. A batida mexeu com o cérebro, estou fazendo ressonância magnética a cada três dias, agora, vou fazer uma no domingo para ver se estou 100% curado”, disse na ocasião. O presidente também revelou que foi orientado a suspender viagens de avião, além de estar em uso de medicamentos preventivos.

Apesar da melhora clínica, Lula continuará em observação e ficará na Unidade de Terapia Intensiva por pelo menos 48 horas

O médico Roberto Kalil Filho atualizou o estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (10/12). Segundo ele, Lula está estável e conversando normalmente.

Além de Roberto Kalil, os médicos Ana Helena Germoglio, Rogério Tuma, Marcos Stavale e Mauro Suzuki, do Hospital Sírio Libanês, também participaram da entrevista coletiva que detalhou sobre a saúde de Lula.

Ainda de acordo com Kalil, Lula não ficará com sequelas em decorrência da cirurgia. “Ele não teve nenhuma lesão cerebral”, disse o médico pessoal do presidente. A hemorragia foi totalmente drenada após o procedimento cirúrgico.

*Fonte: Correio Braziliense

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias