O governo lançou uma campanha de combate ao Aedes e convocou a população para o Dia D de mobilização nacional
Neste ano, a campanha estadual adota o slogan “Eu tô é tu perder para um mosquito!” para engajar a população de maneira descontraída e incentivar a prática de prevenir e eliminar os focos do mosquito em apenas 10 minutos por semana.
O Governo do Maranhão iniciou, nesta segunda-feira (9), a Campanha de Combate ao Aedes aegypti e Prevenção das Arboviroses, na Praça do Letrado, no bairro do Vinhais, em São Luís (MA). A ação contou com equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), que orientaram a população sobre a importância de dedicar 10 minutos semanais para eliminar os focos do mosquito nas residências, com o intuito de prevenir o aumento de casos de dengue, chikungunya e zika vírus no estado.
Joseneide Matos, coordenadora do Programa Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses da SES, enfatizou o papel fundamental da população no combate ao Aedes. “O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância da eliminação de criadouros dentro das residências, já que 80% dos focos estão nesse ambiente. A população precisa entender que é tão responsável quanto o governo no combate ao mosquito, especialmente com a chegada do período chuvoso”, afirmou.
Neste ano, a campanha estadual adota o slogan “Eu tô é tu perder para um mosquito!” para engajar a população de maneira descontraída e incentivar a prática de prevenir e eliminar os focos do mosquito em apenas 10 minutos por semana.
Durante a ação no Vinhais, os agentes de endemias da SES receberam apoio de vigilantes sanitários e ambientais, além do CBMMA. Além das orientações sobre a eliminação de focos, foram abordados temas como o descarte correto de lixo, a limpeza de quintais e calhas de chuva, e os sinais e sintomas das arboviroses, além de quando procurar atendimento médico.
Vilcilan Chagas, sargento do CBMMA, ressaltou a importância da mobilização para prevenir a proliferação do mosquito. “Nosso objetivo é alertar a população sobre os riscos de focos do mosquito e o descarte inadequado de lixo. A precaução é fundamental, especialmente com a chegada das chuvas”, destacou.
A campanha nacional de combate ao Aedes aegypti segue em todo o Brasil. Embora o Maranhão esteja em uma situação considerada estável, segundo o Ministério da Saúde, isso não deve reduzir os cuidados da população. Aldenir Lima Portela, de 79 anos, moradora do Vinhais, compartilhou suas práticas de prevenção, como a limpeza regular de seu quintal e o cuidado com caixas d’água.
O cronograma de atividades da campanha continuará em diversos bairros de São Luís, com ações programadas até o Dia D de Mobilização Nacional contra o Aedes, em 14 de dezembro.
Fonte: Governo Do Maranhão