Seduc

Maranhão destaca avanços e troca experiências educacionais no Seminário “Desafios e Experiências da Educação no Nordeste”

O seminário abordou temas cruciais como alfabetização, avaliação educacional e gestão escolar, além de reconhecer o protagonismo do Nordeste no cenário educacional brasileiro

(Foto: Reprodução)

A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) marcou presença no Seminário “Desafios e Experiências da Educação no Nordeste”, realizado nos dias 9 e 10 de dezembro, em Natal (RN). O evento, promovido pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte em parceria com o Consórcio Nordeste e o Instituto Cultiva, reuniu autoridades, especialistas e lideranças educacionais para discutir os desafios e conquistas do ensino na região.

Representando o Maranhão, a secretária de Educação, Jandira Dias, destacou a relevância da troca de experiências entre os estados nordestinos e os avanços conquistados nos últimos anos. “O Nordeste vem mostrando que é possível melhorar os indicadores educacionais com políticas públicas eficazes e colaboração entre os estados. Este seminário fortalece nosso compromisso com uma educação de qualidade e inclusiva, sendo um farol à educação nacional”, afirmou.

Durante o evento, o Maranhão apresentou o Regime de Colaboração, Pacto pela Aprendizagem, uma prática exitosa que tem como objetivo fortalecer o ensino e a aprendizagem no Ensino Fundamental, com foco especial na alfabetização infantil. Patrícia Mesquita, secretária adjunta de Ensino e Aprendizagem em exercício, destacou que a iniciativa tem permitido alinhar esforços entre o estado e os municípios, potencializando os resultados educacionais. “Compartilhar esses resultados em um evento como este é uma oportunidade para inspirar e ser inspirado por boas práticas de outros estados”, afirmou.

O seminário abordou temas cruciais como alfabetização, avaliação educacional e gestão escolar, além de reconhecer o protagonismo do Nordeste no cenário educacional brasileiro. Em 2023, todas as escolas públicas que atingiram nota 10 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), pertencem à região.

A participação da Seduc no seminário reafirma o compromisso do Maranhão com a melhoria contínua da educação, alinhada às políticas regionais de cooperação e desenvolvimento educacional. O estado segue como exemplo no fortalecimento do ensino público, compartilhando suas conquistas e aprendendo com outras experiências para alcançar resultados ainda mais expressivos.

Fonte: Governo do Maranhão

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias