reconhecimento

Maranhão conquista título de Melhor Mel do Brasil

A Apícola Mel dos Lençóis conquistou dois títulos diferentes no evento, consolidando assim o Maranhão como referência na produção e comercialização de produtos altamente qualificados.

Reprodução

O Maranhão foi um dos destaques do cenário nacional ao conquistar posições de alto prestígio no XXIV Congresso Brasileiro de Apicultura e no X Congresso de Meliponicultura (CONBRAPI), realizados de 27 a 30 de novembro em Aparecida, São Paulo.

Claudomar Damascena Brito e José de Ribamar de Castro Sousa, da Apícola Mel dos Lençóis, situada em Barreirinhas, foram os grandes vencedores na categoria de Melhor Mel de Meliponicultor do Brasil. O produto que fez com que eles ganhassem a disputa foi o mel de Tiúba, produzido a partir da florada do mirim, típica da região dos Lençóis Maranhenses.

Claudomar Damascena Brito e José de Ribamar de Castro Sousa

Além de ser considerado como um dos mais importantes movimentos de valorização da apicultura e meliponicultura no país, o evento também trouxe outro reconhecimento para o estado maranhense: O Mel dos Lençóis também conquistou o 2° lugar na categoria de Melhor Mel de Entreposto de Abelhas Sem Ferrão do Brasil, destacando e enfatizando o Maranhão como grande referência na produção e comercialização de produtos altamente qualificados.

Emocionados com a conquista, Claudomar e José de Ribamar contam que: “Fomos com o apoio do Sebrae, como expositores, e ficamos no estande do Sebrae Nacional, graças à indicação do Sebrae Maranhão e da região dos Lençóis. Já no primeiro dia, inscrevemos nossos produtos, tanto na categoria de entreposto quanto na de meliponicultor. Como meliponicultores, ganhamos o primeiro lugar, e como entreposto de mel, conquistamos o segundo lugar, ambos com mel de abelhas sem ferrão, da espécie Tiúba”.

Claudomar Damascena enfatizou ainda mais a importância desse reconhecimento, “saber que temos o melhor mel do Brasil é uma sensação indescritível. É algo tão grandioso que a ficha ainda está caindo aos poucos para nós. Essa conquista representa muito, não só para nós, mas para o Maranhão, que mais uma vez mostra a força do mel de Tiúba”, expressou o apicultor.

Além de possuir características únicas relacionadas a sabor e qualidade, o mel de abelhas sem ferrão também possui grande impacto ambiental positivo, reforçando a relevância da produção responsável e inovadora.

A premiação

O CONBRAPI é uma iniciativa que visa promover a valorização de produtos de pequenos e médios empreendedores rurais, enfatizando a importância da sustentabilidade e da biodiversidade.

Em seu discurso de agradecimento, Claudiomar expressou sua gratidão: “Só temos a agradecer a Deus, que nos guia, à nossa família, que sempre nos apoia, às pessoas que acreditam no nosso trabalho, e aos parceiros, especialmente o Sebrae, que esteve conosco nessa jornada. É um momento histórico e muito especial para nós e para a meliponicultura do Maranhão”.

A conquista da Apícola Mel dos Lençóis no evento é mais do que um reconhecimento à qualidade excepcional do mel de Tiúba produzido no Maranhão, é uma demonstração do impacto positivo causado por iniciativas que aliam sustentabilidade, inovação e tradição.

Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae Maranhão, destacou que“o Sebrae Maranhão tem o compromisso de apoiar e fortalecer iniciativas como a da Apícola Mel dos Lençóis, que representam não apenas a excelência produtiva, mas também um modelo de economia sustentável e integrado à biodiversidade local”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias