Mandato de Bigu Oliveira frente à Famem é marcado por avanços e conquistas
Durante seu mandato, diversas ações e eventos consolidaram sua liderança, destacando a Famem como uma instituição ainda mais relevante para os municípios maranhenses.
A gestão de Bigu de Oliveira à frente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), iniciada em 2024, se destacou pelo foco no fortalecimento do municipalismo e na melhoria da administração pública no estado. Durante seu mandato, que está chegando ao fim, diversas ações e eventos consolidaram sua liderança, destacando a Famem como uma instituição ainda mais relevante para os municípios maranhenses.
A cerimônia de transmissão de cargo, realizada em junho de 2024, deu início do mandato de Bigu, que assumiu a presidência da Famem com o compromisso de dar continuidade ao trabalho de seu antecessor, Ivo Rezende, mantendo o foco nas demandas e desafios enfrentados pelos municípios maranhenses. Desde então, Bigu tem buscado unir prefeitos e gestores públicos em torno de uma agenda de capacitação, transparência e desenvolvimento.
Um dos maiores destaques de sua gestão foi a capacitação dos gestores e servidores municipais. Em junho de 2024, a Famem, em parceria com a Escola de Governo (EGMA), o MPMA e o TCE-MA, deu continuidade o Programa Qualifica Maranhão, com o tema “Os Desafios do último ano de mandato”. O evento teve o objetivo de preparar os gestores para os obstáculos típicos do final de seus mandatos, abordando temas como gestão financeira, transparência pública e planejamento estratégico.
Durante sua gestão, a Famem esteve presente na Semana da Justiça Restaurativa, realizada em agosto de 2024. Durante a cerimônia de encerramento, promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), a Famem foi homenageada com o prêmio “Instituição Parceira”, reconhecendo seu papel na implementação da justiça restaurativa nos municípios maranhenses.
Outro ação importante da gestão de Bigu foi o IV Encontro de Novos Gestores, realizado em novembro de 2024. O evento reuniu prefeitos, vereadores e gestores públicos de todo o estado, promovendo capacitação e troca de experiências. Com a participação de instituições como SEBRAE, IFMA e UEMA, o encontro tratou de temas como inovações nas gestões municipais e o papel das novas administrações na transformação dos municípios.
Além disso, o evento contou com a presença de órgãos de controle e entidades como TCE-MA e CGU, destacando a importância da transparência e da governança pública.
Também em novembro de 2024, a Famem passou por um processo de reestruturação, com a aquisição de novos equipamentos, incluindo um veículo, mobília e equipamentos de informática. Essas aquisições visam otimizar o atendimento aos municípios e ampliar a presença da Famem em todos os 217 municípios maranhenses, melhorando a logística e o apoio aos gestores municipais.
Durante seu mandato, Bigu de Oliveira fortaleceu a parceria institucional com o governador Carlos Brandão, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), consolidando o trabalho conjunto em prol dos municípios maranhenses.
“Nesse curto período à frente da Famem, sempre busquei fortalecer a parceria entre os municípios e as diversas instituições, garantindo uma gestão mais transparente e eficiente. A capacitação constante dos gestores foi uma das nossas prioridades, pois acredito que ela é fundamental para melhorar a administração pública e promover resultados concretos. Estou muito orgulhoso das conquistas que conseguimos alcançar para os municípios maranhenses e sei que a Famem se tornou um grande apoio para todos os gestores do estado”, afirmou Bigu de Oliveira.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: