Jovem desaparecido na praia de São Marcos é encontrado morto nesta quinta (26)
O adolescente de apenas 17 anos estava desaparecido desde quarta-feira (25), após ser puxado por uma corrente de retorno.
A Guarda Municipal conseguiu localizar o corpo do jovem que estava desaparecido desde quarta-feira (25), após nadar nas águas da praia de São Marcos, na Avenida Litorânea. Na situação, os jovens foram puxados pela correnteza, resultando no afogamento de João Gabriel Nascimento Figueiredo, de 17 anos. As buscas obtiveram sucesso nesta quinta-feira (26), algumas horas depois do ocorrido.
Segundo o comandante Célio Roberto, a trágica situação aconteceu pois os dois adolescentes estavam no mar em um momento onde havia uma forte corrente de retorno, o que fez com que um deles fosse arrastado, dificultando assim a sua saída da água.
No momento em que equipes do Corpo de Bombeiros realizavam as buscas no local, testemunhas presentes registraram a ação. Nas imagens, é possível ver um significativo número de pessoas acompanhando com tensão toda a situação e os trabalhos de resgate.
Maneiras para evitar afogamentos de crianças e adolescentes
Constante supervisão: Mesmo que saibam nadar, deixar crianças e adolescentes sozinhos na água é um perigo constante. Um adulto responsável e capaz de agir caso necessário deve estar sempre por perto, atento e preparado para emergências.
Orientar a respeito dos limites de segurança: Ensine para as crianças a respeitar as áreas indicadas para banho, evitando assim regiões com ondas fortes, correntezas ou buracos na areia. O uso de boias ou coletes salva-vidas adequados coopera para a segurança, porém nunca confie apenas nesses dispositivos.
Perigos naturais: Fale a respeito dos riscos do oceano, como as mudanças de profundidade, as ondas grandes e também as correntes de retorno. Sempre priorize por praias monitoradas por salva-vidas e siga as orientações das bandeiras de segurança.
Brincadeiras na água: Mergulhos de cabeça em águas rasas, empurrões e brincadeiras que simulem afogamento, podem causar acidentes reais e também confundir quem está observando, logo, é importante orientar as crianças para evitarem esse tipo de atividade.