Governo do Maranhão avança na internacionalização da gestão pública
Evento da Escola de Governo e Secretaria de Desenvolvimento deverá debater desafios, avanços e perspectivas da internacionalização no âmbito estadual.
O evento é parte da programação do I seminário de Gestão Pública, em alusão aos 30 anos da Escola de Governo. O assessor de Relações Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Programas Estratégicos (SEDEPE), advogado Antonio Nunes, será o mediador do workshop.
Nunes destaca o papel da SEDEPE na internacionalização da gestão pública maranhense atuando, de forma transversal, na internacionalização dos projetos do Governo do Maranhão. De acordo com ele, é a única Secretaria do Estado que tem um setor específico para internacionalização, a Assessoria de Relações Internacionais.
Além de ter concebido e recebido aprovação, em 2024, para instalação da Zona de Processamento de Exportação do Maranhão (ZPE), a pasta, liderada pelo ex-governador José Reinaldo Tavares, conta com diversas atividades que já avançam para que o estado obtenha desenvolvimento a partir de projetos e iniciativas internacionais. A SEDEPE também fez toda a modelagem de criação da Agência de Desenvolvimento do Maranhão, a Investe Maranhão, que deverá intensificar a internacionalização estadual.
A Secretaria abriga um Laboratório de Prática de Relações Internacionais, formado por alunos da UEMA, como atividade de extensão, que já elaborou um calendário de eventos internacionais, com foco direcionado para a vocação de cada Secretaria. Entre as parcerias já firmadas, destacam-se: um Acordo de Cooperação Técnica Câmara de Comércio Brasil-Portugal, Memorando de Entendimento com a China Trade Center, além de tratativas com Câmara Árabe Brasileira, para uma feira de redes de supermercados de países islâmicos, além da busca apoio, investimentos, acordos de cooperação técnica com o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), entre outros, que devem ser apresentados a outras secretarias como exemplo de como fazer projetos para obtenção de investimentos e apoio.
“Esse workshop é um pontapé inicial. Uma vez criado este ponto focal, criar um grupo de trabalho, ter um trabalho sistemático, coordenado aqui pela SEDEPE de apoio e auxílio a outras secretarias, para gerar mais desenvolvimento econômico e, estrategicamente, projetos que contemplem todas os órgãos do Governo e o Maranhão de forma geral”, explica Antonio Nunes.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: