Governo do Estado leva pessoas com deficiência para a Vila Encantada no Ipem
O programa Travessia, que oferece transporte porta a porta e especializado para pessoas com deficiência, mobilizou para essa ação três vans equipadas com elevadores e espaço para cadeiras de rodas e uma Spin.
Neste último domingo (15), o programa Travessia, da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), foi destaque ao garantir que pessoas com deficiência pudessem participar das atividades da Vila Encantada, no Ipem. Para isso, a MOB disponibilizou quatro veículos adaptados, assegurando transporte gratuito, seguro e confortável para os participantes.
O programa Travessia, que oferece transporte porta a porta e especializado para pessoas com deficiência, mobilizou para essa ação três vans equipadas com elevadores e espaço para cadeiras de rodas e uma Spin.
Para o presidente da MOB, Adriano Sarney, essa iniciativa reafirma o compromisso da gestão estadual com a inclusão. “O Natal é uma época de celebração, e é gratificante para a MOB possibilitar essa experiência para diversas pessoas com deficiência. Isso reforça o compromisso do governador Carlos Brandão em garantir uma mobilidade inclusiva para que todos possam participar de momentos como este”, destacou.
Na Vila Encantada, os participantes tiveram acesso a diversas atrações que encantaram crianças e adultos. Entre elas, a Casa do Papai Noel, a apresentação do Coral de Vozes de São Francisco, o desfile natalino Estrela de Natal e o Natal Encantado do Mickey. Além disso, a programação, organizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), incluiu uma praça de alimentação e uma decoração interativa, que trouxe ainda mais encanto ao ambiente.
Entre os participantes estava Jade Helena, uma criança com microcefalia que utiliza as vans adaptadas do Travessia para realizar tratamentos de saúde na Casa de Apoio Ninar e no Hospital Juvêncio Matos.
Nessa oportunidade, ela pôde vivenciar essa programação ao lado de sua mãe, Giuliana Dominice, que destacou a importância do Travessia: “É uma grande alegria ver minha filha participando de algo tão especial. Graças ao Governo do Estado e à MOB, vivenciamos com tranquilidade esse momento que ficará marcado para nossa família. É lindo ver outras pessoas com deficiência sendo incluídas com conforto nesse Natal”, afirmou.
Todo o Natal do Maranhão foi pensado para ser inclusivo, como destacou Isabelle Passinho, diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da MOB: “Aqui no Natal do Ipem, as pessoas com deficiência tiveram acesso a transporte acessível por meio do programa Travessia, além de outras iniciativas do Governo como o projeto Cerimonial Acessível, rampas de acesso e áreas prioritárias para PCDs. Para nós da MOB, é uma honra proporcionar momentos como este a tantas famílias com nossas vans. Essa ação é fruto de orientação do governador Carlos Brandão e do presidente da MOB, Adriano Sarney, de garantir que ninguém fique de fora desse momento tão especial do ano”.
* Fonte: Governo do Maranhão