vestibular

Confira as datas divulgadas do SISU 2025

Os inscritos poderão concorrer às oportunidades durante todo o ano, com a possibilidade de participar do processo seletivo uma única vez.

Foto: Juca Varella/ Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2025. O Edital nº 35/2024 foi publicado na edição desta quinta-feira (26) do Diário Oficial da União. O documento também traz os critérios do processo seletivo.

De acordo com o cronograma, as inscrições iniciarão em 17 de janeiro. Interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até 21 de janeiro. A divulgação do resultado da chamada regular está prevista para 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.

O candidato que não for selecionado na chamada regular terá a oportunidade de compor uma lista de espera. O prazo para manifestar interesse em participar da lista ficará aberto entre os dias 26 e 31 de janeiro e pode ser feito através do Portal Acesso Único.

As instituições de educação superior que participam do processo poderão recorrer à lista de espera ao longo do ano, para preencher as vagas que eventualmente não forem preenchidas na convocação regular.

Em 2025, o Sisu contará com apenas uma fase de inscrição para os candidatos às vagas disponibilizadas pelas instituições participantes. Assim, os inscritos poderão concorrer às oportunidades durante todo o ano, com a possibilidade de participar do processo seletivo uma única vez.

Todos os alunos selecionados nas vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto na lista de espera, deverão efetuar a matrícula na universidade dentro do prazo estipulado no edital.

Serão disponibilizadas vagas para cursos que têm início das aulas programado tanto para o primeiro quanto para o segundo semestres de 2025, conforme os termos de adesão assinados pelas instituições públicas de ensino superior que estão participando dessa edição da seleção unificada. O candidato não terá a opção de escolher em qual semestre começará, pois isso dependerá de sua posição na classificação do curso desejado.

Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem 2024, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.  

A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Todas as instituições de educação superior participantes do Sisu 2025 adotarão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

* Fonte: Correio Braziliense

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias