Projeto-piloto

Chamamento público para o projeto-piloto do programa Empodera+ beneficiará 100 pessoas no Maranhão

Este projeto pioneiro beneficiará sete municípios com ações concretas de promoção de trabalho digno, educação e geração de renda, com foco especial em pessoas trans e travestis.

(Foto: Reprodução)

Inscrições abertas para o projeto-piloto do programa Empodera+ no Maranhão. O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), lançou o edital de chamamento público para selecionar 100 participantes do projeto-piloto do programa Empodera+. As inscrições estão abertas para moradores de São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Santa Inês, Pindaré-Mirim e Imperatriz.

O Empodera+ é uma iniciativa do Governo Federal, liderada pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. O programa tem como objetivo promover a empregabilidade e a autonomia econômica da população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social, incentivando a geração de trabalho e renda.

A secretária da Sedihpop, Lília Raquel de Negreiros, destacou a importância da parceria com o Governo Federal para a implementação do programa no estado. “Depois de muito trabalho em 2024, agora é o momento de convidar as pessoas a participarem desta primeira etapa. Este projeto pioneiro beneficiará sete municípios com ações concretas de promoção de trabalho digno, educação e geração de renda, com foco especial em pessoas trans e travestis”, afirmou.

O projeto-piloto será executado de forma pioneira no Maranhão em três etapas que incluem a elaboração de Plano Individual de Atendimento (PIA); Elevação Escolar e/ou Qualificação Profissional; e Ocupação de postos de trabalho formal ou geração de renda digna. As pessoas beneficiárias contarão com o suporte psicológico, pedagógico e de assistência social, que ocorrerão durante toda a jornada de empoderamento no programa.

Ricardo Lima, coordenador de Promoção dos Direitos da População LGBT da Sedihpop, reforçou o caráter humanizado da iniciativa. “O programa oferece acompanhamento personalizado para garantir uma jornada de empoderamento. Os participantes também terão acesso ao Curso de Formação Cidadã e em Direitos Humanos, para compreender seus direitos e se envolver mais ativamente nas decisões que impactam suas vidas”, explicou.

O programa Empodera+ se consolida como uma oportunidade inovadora para transformar a realidade de pessoas LGBTQIA+ no Maranhão, promovendo inclusão, dignidade e participação social.

Fonte: Governo Do Maranhão

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias