ENEM 2024

Tema da redação do Enem 2024 é divulgado

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que administra o exame, mais de 4,3 milhões de candidatos confirmaram suas inscrições.

Foto: Reprodução

O tema do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2024 é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A informação foi divulgada e confirmada pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, através das suas redes sociais.

Foto: Reprodução/ Instagram

Neste domingo (3), a primeira avaliação da edição será realizada em mais de 10 mil locais. Adicionalmente à redação, os participantes respondem a 45 perguntas de linguagens e outras 45 de ciências humanas, somando um total de 90 questões.

No domingo seguinte (10), será realizada a avaliação de matemática e ciências da natureza, seguindo o mesmo sistema de questões. O gabarito oficial da prova deve ser divulgado até o dia 20 de novembro.

O Enem é o principal meio de acesso ao ensino superior, possibilitando ao estudante concorrer a vagas em universidades públicas e privadas de todo o território nacional.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que administra o exame, mais de 4,3 milhões de candidatos confirmaram suas inscrições.

Sobre o tema

A influência africana começou há muitos séculos atrás, desde da escravidão, e se perdura até os dias de hoje. Falar sobre herança africana é falar sobre a história do Brasil, os seus costumes estão por todo o país, desde a culinária até a arte. Diante disso, é inegável que a cultura de origem africana contribuiu para a construção da identidade brasileira e deve ser valorizada e lembrada.

O Exame Nacional do Ensino Médio ter abordado este tema é de extrema valorização social e educacional, pois irá trazer a reflexão e a conscientização do espaço que a herança africana ocupa, deve ocupar e sempre ocupará.

* Fonte: com informações do gov.br

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias