Operação Comércio Seguro

Segurança é reforçada nos polos comerciais do Maranhão

As ações serão realizadas em paralelo ao policiamento ostensivo ordinário já executado pela Polícia Militar.

- Secretaria de Segurança Pública lança Operação Comércio Seguro 2024 (Foto: Handson Chagas)

Com objetivo de reforçar a segurança pública nos principais polos comerciais do Maranhão durante o período de festividades de fim de ano, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) lançou, na manhã desta quinta-feira (21), a Operação Comércio Seguro. As ações serão realizadas em paralelo ao policiamento ostensivo ordinário já executado pela Polícia Militar.

A operação está alinhada às iniciativas do Governo do Maranhão que promovem o lazer, o turismo e a economia. Combinada à instalação de decorações natalinas e programações especiais em cidades como São Luís, capital do estado, a ação reforça a segurança nos espaços públicos, tornando-os mais protegidos e acolhedores para a população.

O comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Paulo Fernando, destacou que a ação visa garantir segurança a comerciantes e consumidores. “O foco principal dessa operação é a prevenção e a repressão, principalmente aos crimes de furto e roubo, visados pelos criminosos principalmente em razão do aquecimento do comércio, com o aumento do fluxo de pessoas transitando nos locais com mais dinheiro”.

Secretaria de Segurança Pública lança Operação Comércio Seguro 2024 (Foto: Handson Chagas)

Durante toda a Operação Comércio Seguro, que será executada até o dia 4 de janeiro de 2025, os policiais militares atuarão em diversas modalidades para garantir a segurança de lojistas e consumidores. Haverá policiamento a pé, motorizado e a cavalo, garantindo uma presença abrangente e estratégica, visando garantir tranquilidade. Serão 1.850 policiais e 580 viaturas a mais durante o período.

Na Grande Ilha, por exemplo, os policiais estarão em patrulhamento por áreas estratégicas para o comércio, como o Centro de São Luís, João Paulo, Cohab, Cidade Operária, Maiobão, imediações de shoppings, dentre outros comércios de bairros, tanto na capital quanto nos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

“Vamos contemplar todas as áreas comerciais, sobretudo as de maior movimentação, porque neste período do ano há uma intensa movimentação de pessoas aqui e uma circulação maior de moeda”, explicou o comandante do Policiamento Metropolitano, Ilmar Gomes, que coordena o policiamento em toda a Grande Ilha.

No interior do estado a distribuição do efetivo da operação será realizada de forma estratégica. Os polos comerciais de maior fluxo terão equipes mais robustas. Os maiores polos são Bacabal, Caxias, Imperatriz, Açailândia, Santa Inês, Timon, entre outras grandes cidades.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias