O papel estratégico de Rubão na articulação do Governo
Ele desempenhou um papel fundamental para garantir a união em torno da agenda de gestão do governo na Alema.
Após turbulências inesperadas na Assembleia Legislativa, o governo do Maranhão conseguiu reorganizar sua base e aprovou, com facilidade nesta semana, um pacote de ajuste fiscal. A medida garantiu a redução do ICMS sobre a cesta básica, o refinanciamento do passivo financeiro junto à União e ajustes na alíquota do ICMS. Esses avanços garantem ao governo do Estado uma margem financeira ideal para ampliar, com tranquilidade, a execução de ações e obras em 2025.
Um personagem importante nesse processo de rearticulação da base governista é o secretário de Articulação Política do Maranhão, Rubens Pereira, o Rubão. Ele desempenhou um papel fundamental para garantir a união em torno da agenda de gestão do governo na Alema.
Na terça-feira passada (19), o diretor institucional da Assembleia Legislativa, Marcus Brandão, realizou uma visita de rotina ao gabinete de Rubão. Durante o encontro, Marcus, aniversariante do dia, brincou que a visita era para pedir as “bênçãos” do secretário. No entanto, o objetivo central da reunião foi organizar estratégias que garantissem a votação segura dos projetos de lei apresentados pelo governo na Assembleia.
Uma das estratégias de Rubão para ampliar as parcerias do governo Brandão é a promoção de eventos que reúnem diversos poderes em torno de agendas estratégicas. Exemplo claro dessa atuação é a ação social de grandes proporções que ocorrerá em Alcântara nos dias 28, 29 e 30 deste mês. A iniciativa vai reunir a Prefeitura local, o Governo Federal, o Governo do Estado, o Poder Judiciário e o Ministério Público estaduais e federais, além de dezenas de outras instituições públicas e privadas.
Essa mobilização em Alcântara teve início após a visita, em setembro, do presidente Lula e do governador Carlos Brandão à cidade. Rubão, um dos principais coordenadores dessa iniciativa, dedica-se integralmente ao diálogo com diversas instituições para assegurar o sucesso do projeto.
A postura discreta e leal de Rubão reflete um estilo de liderança que valoriza a unificação das negociações em torno de alinhamentos políticos e de gestão. Esse enfoque visa consolidar os projetos e a estratégia do governo, o que garantiu, por exemplo, a ampliação da base governista nos municípios. Isso se evidenciou com a vitória em 157 das 217 prefeituras disputadas no estado, o melhor resultado da esquerda no país e que contou com a participação efetiva de Rubão